Afinal, dormir ouvindo música é realmente benéfico para o sono?

Quem nunca pegou no sono ao ouvir música, não é mesmo? Isso é parte da rotina de muitas pessoas que estão habituadas a colocar suas músicas preferidas na hora de dormir. Entretanto, ainda resta a dúvida: dormir ouvindo música é realmente benéfico para o sono?

Dormir bem significa cuidar da saúde, então, qualquer coisa que prejudique o sono pode alterar nosso organismo. Pensando nisso, é importante ter certeza sobre a música e seus benefícios durante o sono.

Nesse contexto, vamos falar sobre dormir ouvindo música e saberemos se faz bem ou mal para o sono. Confira!

O que dizem os especialistas?

Durante muito tempo foi discutido sobre a qualidade do sono e sua relação com a música. A ideia, primeiramente, era de que prejudicava. Porém, um estudo da Universidade de Tübingen, na Alemanha, constatou que a música traz benefícios durante o sono.

Para isso foram dados estímulos sonoros aos onze voluntários testados durante o sono, o que trouxe diferenças na memória dessas pessoas. Os que receberam os estímulos tinham maior facilidade de lembrar informações da noite anterior.

A importância de uma boa noite de sono

A quantidade de sono ideal varia conforme a idade, sendo, normalmente, 8 horas para adultos. Por outro lado, ficar sem dormir pode comprometer a saúde drasticamente para qualquer um, desde mudanças de humor, dificuldade de concentração e até quadros depressivos.

Sendo assim, prezar por uma qualidade do sono e deixar o corpo, de fato, descansar, contribui para manter a saúde em dia. Assim como nos preocupamos com alimentação e idas ao médico, o sono deve ser valorizado também.

Como dormir ouvindo música sem prejudicar o sono?

Pode ser qualquer música?

Como percebemos, a música não prejudica o sono, entretanto, se você opta por estilos de música muito agitados, pode ter efeitos indesejados. Isso acontece porque ao ouvirmos esse estilo, nosso organismo fica agitado e, por consequência, não chegamos aos estágios mais profundos de sono.

Por isso, caso queira manter o hábito de ouvir música para pegar no sono, fique tranquilo, basta selecionar aquelas mais calmas e relaxantes. Há efeitos sonoros, apenas com instrumentos, que são feitos exatamente para acalmar crianças e adultos na hora de dormir.

Devo ouvir alto para ajudar a memória?

Evite colocar som alto nos ouvidos, pois em longo prazo pode trazer prejuízos ao sistema auditivo. Dessa forma, quando quiser dormir ouvindo música, deixe o volume baixo, a fim de não atrapalhar seus ouvidos.

Os benefícios que dissemos sobre a memória são tranquilamente colhidos com música calma e volumes agradáveis. Tudo para obter essas vantagens sem comprometer o organismo.

Se você gosta de ouvir aquela música preferida antes de dormir, para se livrar do estresse do dia a dia e ter um sono tranquilo, pode continuar. Como visto, é benéfico dormir ouvindo música e aqueles que têm esse hábito podem manter sem problema.

Só lembre-se se estar sempre atento ao tipo de música e procurar não deixar seu fone de ouvido muito alto. Com isso, é só curtir o som e descansar!