Jazz: x curiosidades sobre esse estilo musical que você precisa conhecer

O jazz é uma expressão artística nascida nos Estados Unidos entre o fim do Século XIX e início do XX. Esse estilo musical teve como origem principal o legado religioso afro-americano, que já havia influenciado várias outras áreas da cultura americana.

A origem da palavra jazz não é totalmente reconhecida. No entanto, ela era utilizada como uma gíria entre os americanos antes do nascimento da manifestação musical.

A história do Jazz

A história do jazz inicia-se na época a escravidão nos Estados Unidos. No período, os escravos realizavam várias cerimônias, utilizando seus cantos e tambores para festejar. Algumas delas eram de cunho religioso.

Muitos africanos vieram do Oeste da África para serem escravizados nos Estados Unidos. Com eles, vieram também suas manifestações culturais com forte tradição tribal, religiosa e o uso dos sons de tambores.

No período, a maior parte dos escravocratas incentivava que seus escravos cantassem e dançassem. Para eles, isso os deixava em forma e mais animados para o trabalho. Mas, obviamente, nem todos os donos de escravos gostavam dessas manifestações culturais, principalmente por causa do uso dos tambores.

O começo do jazz

O jazz pode ser considerado um encontro de tradições e ritmos. É uma junção entre a manifestação musical africana e a influência musical europeia. No começo, foram surgindo outros estilos musicais, como o spirituals, o ragtime e o blues. Esses ritmos deram origem ao jazz.

O jazz surgiu na cidade de Nova Orleans, no estado de Lousiana. Lá viviam os negros africanos, brancos, asiáticos, etc., uma mistura que colaborou culturalmente com o surgimento do estilo musical como manifestação artística.

O jazz nasceu mais especificamente no bairro de Storyville, dentro dos bordéis do local. O período era entre 1897 e 1917, quando a prostituição não era considerada ilícita por naquele momento. Os ritmos que se uniram para formar o jazz eram tocados também nos pequenos bares conhecidos como honk tonks.

Principais artistas

O jazz é um estilo musical que possui o privilégio de ter grandes estrelas como representantes. Instrumentistas virtuosos e cantores que se tornaram muito famosos fizeram o sucesso dessa manifestação artística.

Vamos conhecer alguns deles:

1. Billie Holliday: uma das grandes vozes responsáveis por difundir o jazz pelo mundo;

2. Louis Armstrong: uma das maiores lendas do jazz, ele tinha uma voz muito marcante. Ele também tocava trompete e, em 1917, gravou jazz pela primeira vez;

3. Miles Davies: um dos grandes nomes que marcaram a história do jazz. Foi um trompetista brilhante;

4. John Coltrane: começou sua carreira no jazz aos 20 anos. Foi compositor e saxofonista;

5. Thelonious Monk: outro grande nome do jazz, foi compositor e pianista.

Outras curiosidades

Somente depois da década de 1920 o jazz passou a fazer parte da cultura das elites americanas. Nesse período, ele também passou a influenciar as músicas norte-americanas. Foi também a partir desse momento que esse ritmo musical consagrou-se pelo mundo.

Com o estouro internacional surgiram as bandas de jazz. Elas são compostas, geralmente, de clarinete, trombone, corneta, piano e contrabaixo. Hoje, o estilo musical aceita todos os tipos de instrumentos.

Gostou deste artigo? Você encontrará vários outros textos interessantes sobre música em nossa página na internet. Acesse o site e conheça nosso trabalho, levando música aos jovens e suas famílias.