Entenda como funciona e quais os objetivos da ilustração digital

Não é difícil de entender o conceito tradicional de ilustração: é uma imagem que, em suma, tem o objetivo de explicar e acrescentar informações, geralmente, a um texto, como ainda atuar também para fins estéticos.

Independente do formato, que pode ser desde convencionais desenhos até fotografias antigas, a ilustração digital é uma linguagem não verbal que se tornou impossível de não termos contato em nosso cotidiano, principalmente por causa da ascensão da tecnologia.

Sendo assim, pode ser entendida como toda e qualquer ilustração que foi concebida parcial ou integralmente por alguma ferramenta digital, como mesas digitalizadoras e programas de edição de imagem. Com a primeira atuando como a responsável pela elaboração da ilustração propriamente dita, já a segunda, conhecida por fazer correções, alterações e até mesclagens no resultado final.

Como funciona?

Esse tipo de ilustração exerce um importante papel: o de trazer à vida representações de ideias e conceitos que estão limitadas apenas à mente. Por isso, o ilustrador precisa ter as habilidades de criação e design para colocá-los no papel, no caso, no computador, da melhor forma possível.

A área de ilustração digital envolve, portanto, o desenvolvimento de:

– Elementos gráficos;
– Identidades visuais de marcas;
– Pinturas digitais;
– Fotomontagens.

Para isso, o profissional utilizará dois fundamentais elementos para o sucesso de seu trabalho: o conceito de arte, que é adquirido por meio de repertório técnico e cultural, e as ferramentas digitais, que variam entre diversos programas e acessórios.

Como foi dito, a tecnologia intensificou o nosso contato com essa forma de arte. A facilidade de produção e a agilidade para o compartilhamento foram fatores indiscutíveis para a sua popularização.

A cultura dos memes, ou seja, montagens fazendo referências a diversos elementos do cotidiano, por exemplo, ganha vida justamente nesse processo. A onipresença das redes sociais e a influência dos sites e dos portais também ajudaram a fazer da ilustração digital um elemento obrigatório para o auxílio da transmissão de mensagens.

Vantagens

Os objetivos da ilustração digital contemplam, em sua maioria, a praticidade. Investir nesse tipo de arte em vez da ilustração tradicional significa agilidade de produção e entrega, além de custo consideravelmente reduzido, uma vez que demanda muito menos espaço, mão de obra e recursos para sua execução.

Ilustração digital possibilita também a correção e a mesclagem com outras artes, fazendo com que com que ela própria seja convertida a diferentes mídias, cumprindo diversos propósitos.

Atualmente, produzir uma ilustração digital tem se tornado acessível, devido à infinidade de ferramentas disponíveis e, principalmente, da quantidade de cursos técnicos de qualidade, que buscam oferecer capacitação para um mercado com uma enorme demanda.

Quem busca trabalhar com ilustração terá de saber que o mercado disponível é essencialmente o digital.

Entretanto, o mercado editorial continua representando uma parcela importante, uma vez que as histórias em quadrinhos e as revistas tradicionais ainda exigem profissionais com competência dessa área, capaz de produzir artes originais e modernas.

O mercado de games, que está crescendo no Brasil, é um dos mercados em potencial para ser desbravado pelos ilustradores.