A origem dos instrumentos musicais não é muito bem definida, mas sabe-se que eles começaram a surgir a partir da cultura primitiva, onde o homem confeccionava instrumentos a partir de ossos de animais e bambus para imitar os sons da natureza.
Aqui você irá conferir 9 curiosidades sobre instrumentos musicais que provavelmente muita gente não sabe.
1. Formato do violão semelhante ao do número oito
A forma do corpo do violãoque se parece com o formato do número oito, foi pensada para que ele pudesse ser encaixado sobre as pernas. Mas não é só isso, o tamanho e formato do corpo mudam o som produzido pelo instrumento.
As curvas também tem sua finalidade. A inferior acentua os sons graves, já a curva superior, acentua os sons agudos.
2. Por que as teclas do piano são pretas e brancas?
A princípio, as teclas do piano eram feitas de ébano (um tipo de madeira na cor escura) e do marfim, presente nas garras do elefante. A opção pelas duas cores foi feita para que fosse possível fazer a diferenciação dos sustenidos.
Apesar de atualmente as teclas serem feitas de material sintético, a combinação das cores foi mantida.
3. A flauta é um dos primeiros instrumentos de que se tem notícia
O mais antigo instrumento musical é uma flauta de 35 mil anos, encontrada entalhada em uma caverna na Alemanha. Segundo estudos, a matéria-prima utilizada no instrumento foi osso e marfim.
4. O violão nem sempre foi popular
A popularidade do violão passou a existir somente do século XX em diante. Antes disso, ele era utilizado apenas como um instrumento de ritmo.
5. Em muitas línguas não existe diferença de significados entre guitarra e violão
O português é uma das poucas línguas onde há diferenciação entre guitarra e violão. Em inglês e espanhol, por exemplo, “guitar” e “guitarra” se referem ao mesmo instrumento musical, sendo consideradas apenas variações diferentes de um mesmo objeto.
6. Instrumentos parecidos com guitarra existem há pelo menos 3 mil anos
O alaúde árabe foi o primeiro instrumento com características semelhantes às da guitarra e sua origem data antes de Cristo, mas se popularizou somente durante o Renascimento.
7. Cordas de violão feitas com tripas de ovelha
As cordas dos violões antigos eram feitas com tripas de ovelha, cortadas em espessuras finas e torcidas.
8. O som do saxofone se dá graças à palheta
Do mesmo jeito que as cordas são responsáveis pelo som do violão, a palheta é o que faz o som do saxofone ser produzido. Quando a boquilha é soprada, gera-se uma coluna de ar que permite a vibração da palheta e a produção do som.
9. A precursão já existia na época das cavernas
A bateria passou a existir, conforme o formato atual, no final do século XIX, mas os homens das cavernas já tocavam tambores em rituais sagrados. O som era produzido em bumbos feitos de troncos de árvores e cobertos por pele de animal.
Esses instrumentos de percussão foram encontrados em escavações na República Tcheca.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
Ideias criativas para fazer instrumentos musicais para as crianças
Saiba como combinar prática de técnica e repertório no dia a dia