Ir para o conteúdo
Menu fechado

Como um coral ajuda no processo de valorização das culturas locais?

Você sabe por que veste as roupas que está usando neste momento? Por que prefere determinados tipos de comidas? E quando o assunto é gosto musical, qual é o seu? As respostas a essas perguntas são variadas, mas todas elas têm algo em comum: dizem muito sobre a nossa cultura. Será que você sabe valorizar a cultura da sua região? Se a resposta é não, vamos mostrar por que isso é importante e como um coral ajuda nesse processo.

Para muitos, tal ideia parece inconcebível. Afinal, “eu não tenho tempo para cantar e muito menos ritmo”. Calma, não é disso que estamos falando. Existem entidades que fazem um brilhante papel na divulgação da arte e no aprimoramento das habilidades humanas. Com isso, valorizam e divulgam a cultura local.

O que um coral tem a ver com a cultura local?

Cantar, assim como costurar, desenhar ou aprender um novo idioma, é uma habilidade que pode ser ensinada. Durante o aprendizado, o aluno passa a entender por que a música que consumimos hoje é de tal maneira.

Há um processo longo até chegar a esse patamar. Ele aprende sobre técnicas vocais e modos de interpretar uma música. Nesse caminho, é apresentado a ele um vasto repertório sobre a música popular brasileira e a música internacional.

Ele passa a ter consciência vocal e, é claro, um ouvido mais atento, que se concentra não apenas em ouvir, mas em entender todo o contexto por trás da melodia. Até aí tudo bem. Mas como isso remete à valorização da cultura?

Coral e educação musical

Participar de um coral está diretamente relacionado com a educação musical. Você não aprende somente técnicas, mas compreende melhor a história da música, aprofunda-se em ritmos que nem sequer imaginava que existiam, passa a enxergar a voz como um instrumento musical e tem a oportunidade de conhecer melodias novas e, ainda, criar novos ritmos.

Nesse ponto, você fica por dentro da história da música brasileira — desde os grandes artistas do período de 1500 às vozes de destaque do século XXI. Isso resgata a riqueza cultural do país e, até mesmo, de uma região ou cidade.

Música como identidade cultural

Toda cidade, por exemplo, possui composições locais e artistas que valorizam a história daquele lugar, seja por meio dos destaques das belezas (como os hinos das cidades) ou até mesmo pelas críticas. Afinal, estas são perspectivas de melhorias e que trazem, em sua essência, aspectos que poderiam ser um diferencial para o bem-estar de todos.

É por isso que a música reflete um período histórico, político e socioeconômico de um país. Não é feita apenas por fazer, e sim para contar ao futuro o que éramos e o que consumíamos em determinada época.

A Música Popular Brasileira (MPB) como a conhecemos hoje nasce, de fato, dessa necessidade de mostrar o que era a brasilidade e qual era (e ainda é) a identidade do país. Temas como o Carnaval, o futebol, os problemas sociais e políticos se tornaram grandes expressões desse estilo musical, pois contavam a cultura local.

Além disso, a cultura brasileira é muito presente em um tipo de música que, nem sempre, acaba se popularizando. Trata-se da música “folclórica” ou, em outras palavras, a música que sempre foi marginalizada. Por não ser cantada por grandes intelectuais, essas melodias permanecem “escondidas”.

Cultura em expansão

Quando existe um coral na sua cidade ou na sua região, os mentores do projeto atuam para dar destaque aos diversos tipos de músicas. Esse processo, ao mesmo tempo em que permite o aprendizado, gera um imenso repertório cultural. Quando o grupo se apresenta na comunidade ou em outra região, há expansão e valorização da cultura.

Na sua cidade, quais são os projetos que incentivam a valorização da cultura? Se você não os conhece, é hora de ir atrás e descobrir. Clique aqui e fique por dentro de todas as ações que realizamos.

Aproveite e leia o artigo sobre os benefícios do coral para a saúde da mente e do corpo .


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Quais os desafios encontrados pela música clássica na era do streaming?

Dicas de como melhorar sua percepção de ritmo e tempo