O conceito do que é Arte sempre foi um pouco difícil de definir. É óbvio que a capela sistina e a Mona Lisa são obras de Arte. Mas, hoje em dia, este conceito é muito mais amplo, sendo até difícil definir o que é ou não é. Então, afinal, o que podemos considerar como Arte nos dias de hoje?
A evolução da Arte na humanidade
Este conceito sempre fez parte da história da humanidade. Afinal, os seres humanos sempre precisaram de alguma forma de se expressar.
Durante muito tempo, estas expressões foram simples. Na Idade da Pedra, eram pinturas na caverna ilustrando como capturar uma presa. Conforme a sociedade foi evoluindo, o objetivo das Artes também foi. Durante muito tempo, a beleza foi um dos pontos principais a serem expressos na Arte, como vimos nas obras mais clássicas. O talento artístico para produzi-las era o ponto mais importante.
Mas, nos tempos mais modernos, as coisas foram ficando um pouco “estranhas”, trazendo até uma certa dificuldade em definir o que é Arte.
O que é Arte?
Atualmente, Arte é qualquer ação que tem o objetivo de expressar algo. A pintura, a música, a escultura, a literatura, são e sempre vão ser alguns dos principais pilares da Arte. Porém, certas apresentações, grafites, instalações e até o meio digital, podem ser considerados como Arte.
Seu objetivo é causar alguma emoção em que a vê, ou a absorve de alguma forma, seja ela qual for.
Ao invés de relatar algo bonito, a Arte pode trazer algo feito. A fome, a dor, a depressão e todos os problemas mais graves da sociedade podem ser respondidos com a ideia de Arte.
Não existe Arte, apenas artistas
Por isso, há quem defenda que o conceito de Arte não existe/. O que existe, na verdade, são os artistas e os apreciadores, pois é deles que surge a intenção ou a interpretação da Arte. Mesmo porque, ela pode surgir por acidente.
Um monte de lixo, por exemplo, pode ser uma forma de Arte? Se ela ocorreu por acidente, em que pessoas de uma comunidade o jogaram sem muito, ou nenhum, cuidado, provavelmente não. Mas, e se quem vê isso a interpreta como uma representação do problema do lixo da humanidade? O lixo passou a ser Arte, ou não?
Outra pergunta extremamente polêmica, é se os memes são Arte. Não existe nada de muito talentoso na construção de um meme, mas é difícil negar que eles estão entre as maiores representações visuais da nossa sociedade.
Além disso, enquanto o seu uso, geralmente, é apenas para fazer piada, o conceito de memética é muito profundo e interessante, em que existe uma espécie de “gene cultural” que é passado de forma simples e orgânica, assim como um gene biológico. Por isso, os memes são tão populares e tão fáceis de entender, por qualquer pessoa. É uma ideia muito mais profunda do que as piadas que costumamos ver.
Provavelmente, nunca foi tão difícil definir o que pode ser considerado Arte. E, mais do que nunca, a resposta está dentro de cada um. Tudo depende de sua intenção e interpretação, da mensagem ou sensação que é retirada de uma determinada obra, ou quem sabe, de um determinado meme.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
De que forma o feminismo vem tomando cada vez mais espaço na cultura e sociedade?