Desde os tempos da Grécia Antiga a música tem sido usada para curar a mente e o corpo e, ao longo da cultura nativa americana, existem mais de 1.500 canções que são usadas para esses fins, tornando a musicoterapia uma estratégia eficaz para diferentes pacientes, inclusive os que passaram por situações extremamente traumáticas.
É o caso, por exemplo, das populações militares. Afinal, durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a música foi usada como uma maneira de amenizar o sofrimento de veteranos que lidavam com questões emocionais e físicas, tal como o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).
Hoje, a musicoterapia é reconhecida como um tratamento eficaz para diversas condições de saúde mental e está sendo usada regularmente em clínicas, lares de idosos, escolas, hospitais e instalações de cuidados paliativos para ajudar os pacientes a acalmar a mente e o corpo. Mas, afinal, como que as canções podem ajudar com a ansiedade? Confira agora:
O que é musicoterapia?
A musicoterapia é um tipo de terapia expressiva que envolve uma grande variedade de atividades relacionadas à música, como cantar, improvisar, mover, tocar instrumentos musicais e ouvir música.
Em geral, ela é realizada por um terapeuta treinado e especializado, seja individualmente ou em grupo. Além disso, frequentemente pode ser associada a uma equipe multidisciplinar, que conta com fonoaudiologia, terapia ocupacional ou fisioterapia.
Durante sua evolução, a musicoterapia demonstrou ter efeitos físicos, sociais e psicológicos positivos, sendo fundamental para enfatizar habilidades que podem ajudar o paciente em diferentes áreas da sua vida.
Para se ter uma ideia, as canções clássicas, por exemplo, aumentam o relaxamento e são frequentemente usadas para ajudar os indivíduos a aprenderem formas de lidar com o estresse e a ansiedade – patologias muito comuns da ansiedade atual. E este, inclusive, é o ponto a ser abordado neste artigo.
Como a música pode ajudar a lidar com a ansiedade?
Ouvir música pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, assim como também pode melhorar o humor e auxiliar no bem-estar geral. Isso porque, quando o corpo está estressado, toda a musculatura fica tensa. Assim, ao ouvir música, o relaxamento acontece de forma fácil, indo em um processo progressivo que reduz a ansiedade.
O relaxamento progressivo, inclusive, envolve relaxar os músculos através de um processo de duas etapas. Primeiro, você relaxa sistematicamente diferentes músculos do corpo e depois relaxa todos os outros, concentrando-se em como se sente quando isso acontece.
Esse tipo de terapia é associado à musicoterapia para ajudar as pessoas que sofrem de ansiedade a aprenderem a relaxar e se desconectar das tensões do dia a dia que as afligem.
O que mais pode ajudar?
Além de incluir a música na sua rotina, com o intuito de reduzir os níveis de ansiedade, é fundamental que, em casos mais graves, o tratamento inclua outros componentes, trazendo uma abordagem multifacetada.
Os transtornos de ansiedade possuem um grupo complexo e diversificado de sintomas, e atinge 18,6 milhões de brasileiros, elevando o Brasil ao nível de país mais ansioso do mundo. Sendo assim, não deixe de associar terapias e até auxílio medicamentoso caso necessite.
No mais, mantenha sempre a música em sua vida e, claro, implemente a arte na sua jornada sempre que possível. Somos uma organização que desenvolve ações para o fortalecimento do bem-estar dos indivíduos a partir de projetos institucionais e sociais. Conheça mais sobre o nosso trabalho e divulgue-o para quem precisa. Você vai se surpreender!