Desde que a humanidade passou a se organizar, foi necessária a construção de locais para se proteger, tanto de predadores como de certos fenômenos da natureza. Por isso, a história da arquitetura se mistura com a história da humanidade, até mesmo atualmente, enquanto ambas evoluem.
Como surgiu a arquitetura?
É difícil determinar exatamente o momento em que surgiu a arquitetura, assim como com qualquer atividade humana. Porém, os primeiros indícios da arquitetura como conhecemos hoje, a construção de casas, ocorreu no Oriente Médio e na Ásia Central 7.000 anos antes de Cristo, em que foram usados tijolos de lama secos ao sol. O mais interessante é que este material é usado ainda hoje, especialmente em construções mais populares.
O primeiro desafio da arquitetura, portanto, foi o que fazer em casos em que não era possível secar a lama ao sol. Neste caso, os povos da Europa e da Ásia usaram argila, areia ou uma estrutura de madeira entrelaçada. Estas soluções também são usadas até hoje em certas construções.
Conforme a humanidade foi evoluindo as suas necessidades e a forma como a arquitetura as respondia também. Por exemplo, os povos pré-históricos também se preocuparam com a construção de tumbas para os mortos e templos para os deuses.
A arquitetura mais organizada
A organização da arquitetura foi surgindo conforme os povos ficam mais organizados. A arquitetura egípcia é um grande exemplo, de soluções simples, mas geniais. Durante muito tempo foi perguntado como as pirâmides foram construídas. Como povos sem nenhum acesso à tecnologia moveram grandes blocos de pedra, que pesavam toneladas, para o local das pirâmides. Hoje em dia, existem algumas respostas possíveis.
Os gregos também se destacam pela sua arquitetura e pelas incríveis construções que faziam. Porém, apesar de ter um grande foco na beleza, este povo era obcecado com a razão, o que ficava claro na arquitetura. Existia uma obsessão em encontrar a perfeição nas construções, com cálculos matemáticos e geométricos. O objetivo é que tudo tivesse a proporção ideal.
A arquitetura romana teve uma forte influência dos gregos, também preocupada com um conceito realista, mas refletia principalmente o caráter guerreiro e prático dos romanos. Por isso, suas conquistas eram celebradas com esculturas e monumentos. Além disso, duas grandes contribuições foram atribuídas aos romanos.
Primeiramente, todas as estradas foram construídas em linha reta, de modo a facilitar a locomoção das legiões. Outra grande revolução foi a construção de aquedutos para abastecer as cidades.
A Idade Média trouxe um enorme foco na religião, especialmente católica, com a construção de alguma das maiores igrejas de toda a história, que são referência até hoje.
Já o Renascimento, abandona um pouco essa ideia, colocando o ser humano no centro de tudo. Por isso, os autores e arquitetos passaram a ser mais apreciados, com alguns dos nomes mais celebrados da história, como Leonardo da Vinci.
A arquitetura atual
A arquitetura atual ainda tem enormes desafios. O primeiro, é promover construções mais eficientes, tanto no uso do espaço, que é limitado, como dos recursos, que também são finitos e precisam ser usados com inteligência. Além disso, são importantes soluções sustentáveis que não prejudiquem o meio ambiente.
O mais interessante da arquitetura é que ela reflete o que é mais importante para a humanidade a cada momento da sua história. Conforme as nossas necessidades evoluem, a arquitetura também, evolui. Como ela deve ser no futuro?
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr