Arte cinética: entenda o que é e como ela funciona

Não é de agora em que estudos dizem o quanto a arte e cultura podem oferecer diversos benefícios para o corpo e para a mente. Tratando-se de Artes Cinéticas, não é diferente.

Capaz de dar movimento a objetos e imagens estáticas, o cinetismo produz efeitos positivos e duradouros para quem a pratica. Quer saber mais? Então, leia o post até o final e saiba tudo sobre o mundo das Artes Cinéticas e seus benefícios.

O que é Arte Cinética?

Também conhecida como “cinetismo”, é a representação de um movimento artístico moderno de Artes Plásticas, que aconteceu em Paris, na década de 50. Como menciona o próprio nome, a Arte Cinética traz uma arte dinâmica e vibrante, tendo a sua característica principal o movimento através da pintura e da escultura.

Como funciona

A Arte Cinética é acoplada a diversas características e processos que, juntas, promovem uma ideia de movimento. Para entendermos como ela funciona, precisamos entender as suas características. Veja, abaixo, quais são:

– Obtém processos matemáticos, geométricos e conhecimento em Engenharia para que possa acontecer;
– Valoriza a interação do espectador com a arte formada;
– Para gerar movimento, elementos como sombra, efeitos de luz e cores precisam estar em harmonia para que o efeito cinético possa acontecer;
– Materiais como metal, madeira e plástico são utilizados para a criação da obra;
– Formatos repetitivos e simples são os objetivos centrais da Arte Cinética;
– Para dar o efeito de mobilidade, são usados recursos como água, motores mecânicos e vento no processo de criação;

Assim, podemos entender que o real objetivo da Arte Cinética é romper a tradição estática de pinturas e esculturas, fazendo com que estas artes não apenas expressem ou representem um determinado movimento, mas que estejam em movimento.

Benefícios da Arte Cinética

A Arte Cinética, bem como todos os tipos de arte presentes na humanidade, produz diversos benefícios para quem a pratica constantemente. Veja, abaixo:

1. Fortalece conexões

A arte trabalha com a troca de:

– Energia;
– Sentimentos;
– Expressões;
– Sensações.

Assim, por meio dessa troca, é possível compreender o valor de si mesmo e do próximo, bem como o que podemos considerar de mais importante na vida.

2. Diminuição do estresse e ansiedade

Já que a Arte Cinética possibilita a expressão interna, por meio da criatividade, é cientificamente comprovado que esse processo diminui, consideravelmente, os níveis de estresse e de ansiedade.

Em contrapartida, a criatividade é estimulada de forma constante, ativando um senso de questionamento e raciocínio lógico mais apurado.

3. Melhora a memória e aumenta a concentração

Sem dúvidas, o contato com a arte estimula uma maior concentração e auxilia na memória. As diferentes manifestações artísticas exigem a concentração para a criação, além de uma memória considerável para buscar imagens mentais já vistas para auxiliar na inspiração e, consequentemente, no processo criativo.

Conforme vimos, a Arte Cinética traz o movimento a esculturas e pinturas estáticas. Além de ser visualmente agradável, ela também atua positivamente no aspecto psicológico e emocional de quem a pratica.