Cantar é uma arte que exige técnica, concentração e preparação. Não dá para sair por aí cantando de qualquer jeito e ainda querer agradar as pessoas, a menos que você queira somente participar de um momento de descontração sem grandes pretensões.
Mas se você quiser ter sucesso com seu canto e causar satisfação nas pessoas, é necessário ter dedicação e seguir alguns passos.
Se o canto for à capela , esse cuidado precisa ser ainda maior, já que esse tipo de apresentação exige um nível elevado de técnica e conta basicamente com as vozes apenas, sem o acompanhamento de instrumentos musicais.
A seguir, conheça três importantes dicas para seguir na hora de cantar à capela!
Prepare sua voz
Momentos antes de cantar, é imprescindível aquecer a voz. Separe um tempo para fazer exercícios de aquecimento. Eles podem ser de respiração ou vocais.
Os exercícios também podem envolver outras partes do corpo, como braços e pescoço, por exemplo, já que cantar é uma arte que utiliza o corpo num todo. Existe uma infinidade de exercícios que você pode utilizar, como esse a seguir:
Inspire, enchendo os pulmões de ar para poder expandir o diafragma, em seguida solte o ar constante e lentamente, fazendo um som com as letras “TR”, como o barulho de um trator. Repita o exercício algumas vezes até seguir para um próximo.
Utilize técnicas de respiração e mantenha a postura correta
Para qualquer tipo de apresentação vocal de qualidade, é necessário que o cantor tenha noções de técnicas de canto.
Algumas dessas técnicas se baseiam na postura, que deve ser ereta na hora de cantar. Tente manter os pés levemente separados e os ombros para trás.
A respiração também precisa de atenção. Respire e cante utilizando o diafragma e esteja com seu queixo projetado para frente. Para fazer com que o ar flua naturalmente do seu diafragma, é preciso cantar com a garganta aberta.
Escolha um tom que te deixe confortável
Procure músicas com um tom que esteja de acordo com seu alcance vocal para você não ter que fazer esforços prejudiciais à voz ou acabar desafinando ou saindo do tom.
Evite subir além do limite da sua voz para alcançar notas mais altas ou descer muito o tom no decorrer da música. Muitas oscilações também poderão atrapalhar, principalmente se você não tiver muita experiência.
Dê a entonação certa à sua voz
A entonação da voz é um elemento muito importante na hora de cantar à capela. Algumas pessoas tem o costume de cantar muito alto, outras cantam baixo demais e se você estiver cantando em um grupo, poderá cobrir a voz dos demais ou simplesmente sua voz nem irá ser ouvida, se a entonação estiver errada.
Saiba projetar sua voz de acordo com a função dela na apresentação. Por esse motivo os ensaios e a preparação são essenciais.
A maioria dos grupos que cantam à capela tem vozes definidas e separadas: soprano, tenor, barítono, contralto, etc. Essa separação precisa estar bem definida para que cada voz execute sua função e a apresentação esteja harmoniosa e seja agradável aos ouvidos.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr