Capas de disco: conheça as mais famosas e a história por trás de cada uma

Um disco é uma das mais variadas formas de arte, a começar pela capa. Algumas são tão icônicas, que ficaram marcadas na história da música. Até mesmo que não é fã do artista em questão, já viu alguma vez na vida a arte da capa retratada em algum lugar.

A capa do disco já é uma forma de expressão do artista com seu público, uma mensagem do que você vai encontrar ao ouvir as canções do álbum. Quanto mais famosa, mais curiosidade vai despertar acerca da sua história.

Vamos conhecer um pouco mais sobre algumas das capas de disco mais famosas da história. Confira a seguir.

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Albert Einstein, Karl Marx, Bob Dylan, Marilyn Monroe e Marlon Brando, sabe o que esses nomes têm em comum? Além de serem grandes personalidades, todos eles estão na capa do álbum dos Beatles, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, de 1967.

Elaborada pelo designer Peter Blake, a imagem traz os quatro garotos de Liverpool vestindo uniformes militares coloridos. Ao lado deles, estão dezenas de personagens em uma imagem cheia de elementos e cores. Paul McCartney teve a ideia de colocar os ídolos dos Beatles como uma forma de homenagem no disco.

Considerado um dos melhores discos de todos os tempos, Sgt. Pepper’s transformou o conceito das capas de álbuns. Ele foi o primeiro a trazer as letras de todas as músicas no verso. Para isso, os produtores tiveram que confeccionar uma capa dupla, mesmo com um disco só.

The Dark Side of the Moon

Um dos álbuns de maior sucesso da história merecia uma capa a sua altura. The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, vendeu mais de 45 milhões de cópias no total desde o seu lançamento, em 1973.

A imagem, criada pelo artista gráfico Storm Thorgerson, mostra um prisma atingido por um feixe de luz. O resultado são as cores do arco-íris, um experimento físico de Isaac Newton sobre a composição da luz. Thorgerson explicou que o prisma representa a diversidade e complexidade das músicas do álbum, enquanto o triângulo simboliza a ambição.

Nevermind

Um dos símbolos da cultura pop, o bebê nadando debaixo d’água em busca da nota de um dólar é capa do álbum Nevermind, da banda norte-americana Nirvana. O vocalista Kurt Cobain queria a imagem de um bebê nascendo debaixo d’água, mas devido às dificuldades em achar uma boa foto, os músicos mudaram seus planos.

O diretor Robert Fisher decidiu então contratar um fotógrafo especializado em imagens subaquáticas, Kirk Weddie. O bebê de Nevermind é Spencer Eldren, filho dos amigos de Weddie, que tinha 4 meses na época. A ideia de acrescentar o anzol com a nota de um dólar foi do próprio Kurt Cobain. Assim, estava feita uma das fotos de capa mais conhecidas da história do rock.

Em 2001, a imagem foi recriada pela revista Rolling Stone para celebrar o aniversário de 10 anos do álbum icônico. Spencer, com 11 anos de idade, foi clicado pelo mesmo fotógrafo. Dessa vez, ele nadava atrás de uma nota de 10 dólares.