Ir para o conteúdo
Menu fechado

Saiba como o cinema pode influenciar nos aspectos culturais brasileiros

Muito além de puro entretenimento, o cinema tem o poder de representar uma sociedade como nenhuma outra arte. Com suas histórias, estas obras têm o poder de acolher, transformar e emocionar através de situações, personagens e discussões que refletem a vivência cotidiana nos mais variados aspectos sociais e culturais.

Mesmo que o mercado internacional seja o extremo dominante neste processo, estes filmes ainda cumprem suas propostas e abrem a mente do público e cineastas do mundo inteiro para novos conceitos e discussões. Seja no espaço de voz a uma minoria ou na simples união de heróis em um evento blockbuster, o cinema impacta, dá voz e molda diversos segmentos a partir de sua “proximidade” com o público.

O Brasil, por sua vez, nunca se viu tão impactado pelo cinema como nos últimos anos. Com seus cineastas e público dispostos a saírem da zona de conforto, a sétima arte abriu suas projeções para moldar comportamentos que vão muito além das poucas horas de exibição: política, representatividade e outras causas extremamente importantes agora recebem os holofotes de forma a impactar, refletir e influenciar qualquer um que esteja diante este material.

Se a representação crua da realidade serviu de motivo para desconforto no passado, hoje faz os olhos brilharem. Conceitos e pensamentos se moldaram com o tempo e impressões caricatas cederam espaço ao mais complexo estudo social e cultural de nosso povo.

Talvez em seu exemplo mais gritante, as mulheres agora possuem a chance de se sentirem representadas por personagens de alto escalão, fortes e protagonistas de suas próprias histórias. Independente de faixa etária ou classe social, o público feminino conseguiu conquistar seu espaço de direito na sociedade e refletiu este ganho em representações aclamadas e motivadoras na tela grande, rumo a fazer o sexismo se tornar uma terrível memória distante.

A população negra, que segue cada vez mais em crescente no país, agora se vê ouvida e refletida através de obras que retratam suas realidades sem firulas. Sem apagar cicatrizes do passado, personagens negros recebem os holofotes para relatar a discriminação e a força de uma luta por igualdade que parece interminável.

Em sua complexidade, o cinema encontra formas de afetar comportamentos e balançar as estruturas de uma sociedade. Com a maior parte do reflexo vindo de fontes exteriores, a cultura e o modo de viver também acabam se modificando graças ao impacto de percepções e realidades distintas. Se isso é positivo? Num ponto de vista geral, sim.

O fato é que a riqueza de uma cultura parte de princípios próprios e regionais, e seu cerne não pode ser perdido. O cinema produzido aqui, embora ainda use de táticas e estruturas similares àquelas vistas em obras de fora, tem conseguido equilibrar seu desenvolvimento de modo a adaptar todo este processo diante o estilo de vida do brasileiro.

Apostando na verdade nua e crua de sua cultura, o cinema tem o poder de trazer à tona um retrato fiel da sociedade a fim de amplificar importantes discussões com a profundidade e dinamismo merecidos.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Saiba como a literatura está relacionada com o conceito de diversidade cultural