Como a educação está relacionada com o desenvolvimento humano?

Para se integrar na sociedade, o ser humano precisa passar pelo processo de socialização, isto é, o aprendizado dos códigos culturais, comportamentos, regras, hábitos, tradições do grupo social a qual pertence, entre outros elementos com valores simbólicos.

Esse aprendizado se inicia na infância com as instituições sociais, sejam elas familiares, educativas, religiosas, econômicas, políticas ou relacionadas às atividades de lazer. A vivência torna possível a assimilação da conduta necessária para a inserção social.

Esses espaços apresentam um conjunto de regras que servem como padrões de comportamentos e métodos amplamente conhecidos e compartilhados por toda a sociedade e seus integrantes.

O complexo de conceitos que representa a cultura humana de modo geral não é algo nato para os seres humanos, portanto, é aprendido durante o desenvolvimento do indivíduo.

A criança é apresentada para o mundo que o cerca e pode acessar todo o conhecimento histórico acumulado e aprender sobre o modo como a sociedade funciona e qual o seu papel no meio social.

Além disso, o que caracteriza o ser humano e o diferencia em relação aos outros animais é que ele executa um conjunto de atividades que se enquadra no que conhecemos como “trabalho”, seja ele material ou intelectual. O trabalho reflete o grau de desenvolvimento humano e requer o aprendizado de determinados conhecimentos e o domínio de habilidades.

Educação como ferramenta de desenvolvimento humano

Para tornar possível esse aprendizado, o conhecimento é sistematizado e difundido em diferentes ambientes de acordo com a sua natureza. A escola como instituição social se destaca quando se trata do desenvolvimento das capacidades humanas.

A educação desempenha um papel central no desenvolvimento humano. Essa instituição social sistematiza o conhecimento disponível que é, então, apropriado por cada indivíduo para que possam desenvolver ao máximo as suas potencialidades.

Acesso ao conhecimento

O desenvolvimento humano acontece, portanto, a partir da apropriação da informação científica, tecnológica e histórica que está disponível e que é relevante para a existência da humanidade e manutenção da vida. O ambiente educativo é o difusor do conhecimento necessário ao desenvolvimento individual e coletivo.

A relação entre educação e desenvolvimento humano explica por que em sociedades onde o acesso à educação, principalmente a superior, não está disponível para todos e, sim, apenas para uma pequena parcela privilegiada da sociedade, têm o seu desenvolvimento humano prejudicado.

O termo “desigualdade educacional” ilustra de maneira adequada esse contexto. Há um abismo entre a qualidade da educação das escolas públicas e das escolas privadas do ensino básico, por exemplo.

Além disso, a quantidade de recursos disponíveis e as experiências culturais ou educativas as quais um aluno da rede particular tem acesso estão muito além da realidade vivenciada pela grande parcela de jovens brasileiros.

Essa desigualdade na exposição aos ambientes educacionais durante a fase de desenvolvimento humano impacta o grau de integração que cada indivíduo obterá e, consequentemente, a sua contribuição enquanto cidadão.

Por fim, o próprio desenvolvimento pessoal e individual é atrofiado, pois é através do desenvolvimento educacional primário que cada pessoa conhece e inicia o progresso das suas individualidades.