Como a inclusão social pode ser aplicada através do esporte?

O acesso de muitas crianças e jovens ao esporte é, na maioria das vezes, quase inexistente. O pouco contato que crianças e jovens podem ter com as práticas esportivas é na escola, nos horários das aulas de educação física, que acontecem poucas vezes na semana. Esse horário é tão curto que pode não instigar no adolescente a vontade de aprender e se aperfeiçoar mais.

Neste artigo iremos explicar de forma simples como o esporte pode ser uma ótima ferramenta de inclusão social, vale a leitura!

Benefícios para a saúde:

Quando pensamos em esporte um dos primeiros assuntos mais lembrados sobre o tema é o benefício à saúde que a prática traz. Jogar futebol, vôlei, basquete ou qualquer outro esporte, gera estímulo, melhora a concentração e dá a possibilidade para a criança ou adolescente de gastar a sua energia com uma atividade saudável, prevenindo também doenças cardíacas, diabetes e até obesidade, comum em diversas fases da vida.

O esporte ajuda ainda no desenvolvimento da coordenação motora e da cognição, que interferem no crescimento e na aprendizagem. Jovens ativos fisicamente conseguem ter um raciocínio melhor e também se comunicam mais facilmente.

Estimula o senso de coletividade:

Antes mesmo de montar um time é necessário se comunicar para decidir quais serão as posições de cada um, etc. O esporte ajuda muito a desenvolver nos jovens e nas crianças o senso de coletividade, o que é muito importante para a inclusão social. Conviver com as diferenças de realidades e criar laços são resultados imediatos da prática esportiva e que são aperfeiçoados com o passar do tempo.

Além do senso de equipe, o esporte ensina a lidar com as frustrações. A criança ou jovem aprende que nem sempre é possível ganhar e esse é um ensinamento que pode ser aplicado em diversas esferas da vida.

O esporte é uma verdadeira ferramenta de mudança social:

O esporte também dá a possibilidade de uma criança seguir carreira, competir e adquirir uma profissão, mas é claro, isso deve acontecer de forma espontânea. Atividades físicas feitas por obrigação geralmente não são divertidas. Por isso, o estímulo deve ser feito de maneira leve e tranquila.

O esporte pode ser uma poderosa ferramenta de transformação na vida de muitos jovens, que superam seus limites, crescem em conjunto e acima de tudo, se desenvolvem por meio dele. O esporte torna cidadãos conscientes, com mais autoestima em todas as situações cotidianas, não só nos momentos de jogo.

Atualmente existem diversos projetos sociais que dão acesso ao esporte em comunidades carentes para milhares de crianças e jovens. O estímulo feito nesses tantos projetos espalhados pelo país não tem relação apenas com o esporte e seus praticantes, esse estímulo também incentiva que as crianças não deixem as escolas e que os jovens continuem estudando.

Amizade, companheirismo e acolhida fazem parte desses projetos que mudam vidas. Vidas transformadas, com novos hábitos, vivências cheias de crescimento, com toda certeza, trarão ótimos frutos para o Brasil, que terá futuras gerações mais conscientes, ativas, engajadas e responsáveis pelo bem comum.