Como os projetos sociais conseguem integrar a Arte e a Vida na vida dos jovens?

Todas as expressões de arte que vão desde as artes plásticas, passando pela música, escrita, dança e várias outras modalidades, aumentam as possibilidades de enxergar o mundo, de se relacionar com o outro e também influenciam diretamente na visão sobre si mesmo.

A juventude é um período da vida onde as sensações, as construções de ideais e as relações estão em constante mutação. Ampliar o olhar para outras maneiras de se expressar, de demonstrar a personalidade e concepções deixam essa fase da vida ainda mais enriquecedora e cheia de aprendizados.

É por todo esse poder transformador da arte e de todas as suas possibilidades que muitos projetos sociais e ONGs estão integrando alternativas inovadoras em suas atuações com um único objetivo: transformar a vida de jovens por meio de atividades que envolvam a arte.

Muitos jovens nunca tiveram a chance de estudar arte, a história da vida de artistas brasileiros, suas influências e muito menos colocaram a sua criatividade em prática. Os projetos sociais que estimulam o lado artístico e que mostram como exercitar e estimular isso têm como resultado uma verdadeira transformação na vida tanto daqueles que ensinam como na vida dos que aprendem.

O estímulo que esses projetos dão podem proporcionar a descoberta de um pintor, um cantor ou um dançarino que existia dentro do jovem e que ele nem conhecia. Trabalhar as potencialidades também estimula a criatividade e isso gera uma vontade de criar meios de retribuir para a sociedade todo esse conhecimento adquirido.

É também por conta da arte que o jovem poderá desenvolver maneiras de mudar a sua própria realidade. O entendimento da situação em que vive, assim como a análise da sociedade através da sua própria percepção é fundamental para esse tipo de mudança, que começa de dentro e depois vai para o exterior.

Democratizar o acesso à arte também é um dos objetivos que alguns projetos sociais pretendem. Assistir a uma peça de teatro, ir em algum show ou até a entrada em museus não são atividades acessíveis para todos. Muitas vezes nem por conta do preço dos seus ingressos, mas pelo desconhecimento de sua existência já que a realidade de inúmeros jovens é muito distante dos centros urbanos, que geralmente são os locais onde esses tipos de atrações se concentram.

A integração da arte na vida dos jovens também tem relação com o acesso à cultura, que é fundamental. A expressão das maneiras diferentes de artes, com todas as suas formas e percepções se relacionam com a história e com as tradições de cidades, estados e países.

Quando existe a possibilidade de se viver esse universo, muito conhecimento é adquirido. A arte consegue criar uma linguagem que independe de barreiras físicas e têm infinitas possibilidades de entendimento, que são únicas e poderosas. As práticas de arte são muitas e agregam muito na vida de quem vive e executa essas experiências, desenvolvendo e aprimorando a sensibilidade, o olhar e a capacidade de enxergar além, com um pensamento crítico e questionador da própria existência.