Ir para o conteúdo
Menu fechado

Por que a comunicação gestual certa é importante para a orquestra?

Instrumentos afinados, músicos posicionados, plateia aguardando. O maestro está ali na frente da orquestra que, por sua vez, aguarda em silêncio e com uma atenção incrível por uma comunicação gestual sua para iniciar mais um concerto.

Afinal, o que há por detrás daqueles movimentos? Como a orquestra se comunica durante um concerto? Hoje, você saberá tudo o que envolve essa comunicação enigmática.

Interpretando uma linguagem

A música é uma linguagem universal . Cada nota, cada som emitido nos transmite sentimentos e emoções que seu autor desejou imprimir na música. O som é um movimento e, por meio de símbolos, a partitura representa cada um deles.

Dessa forma, quando um músico instrumentista ou regente pega uma partitura em mãos, ele deve interpretar os sentimentos do autor naquela composição. Por isso, é tão importante conhecê-la em seus mínimos detalhes, principalmente quando se é o maestro da orquestra.

O regente da orquestra

Como dissemos, o maestro deve interpretar a partitura para que, no momento do concerto, consiga transmitir aos músicos suas percepções quanto ao significado da obra, o que cada frase redigida por seu autor quer, de fato, transmitir.
Se ainda o desejar, o maestro é capaz imprimir ainda características próprias, personalizado sua regência , incluindo fermatas, acelerandos e ritardandos. Na verdade, é dever do maestro dar vida àquilo que se encontra no papel.

Comunicação gestual

Durante a apresentação da peça, o único meio de comunicação que o regente terá com os músicos será por meio de gestos fazendo uso, por exemplo, de:

Olhares; Sinais; Movimentos; Posturas; Semblantes.

O maestro precisa usar de toda expressividade corporal , ter domínio total da partitura para exprimir de maneira objetiva e subjetiva o que a obra transmite, mas sempre com gestos precisos e apropriados ao tema que está regendo.

É imprescindível que o regente execute todos os movimentos com o máximo de clareza e precisão , uma vez que os músicos terão de dividir sua atenção entre a partitura à sua frente e a interpretação dada por seu condutor.

Esse é o motivo pelo qual a afinidade entre ambos tem de ser a maior possível, em especial quando a obra tem um grau de complexidade maior.

Uma obra e muitas intepretações

Assim como podemos falar a mesma coisa de maneiras diferentes, uma mesma obra pode ser interpretada de formas diferentes por músicos diferentes. Ou ainda, pelos mesmos músicos, mas com regências diferentes, o resultado será outro ainda.
Em geral, alguns movimentos são padronizados:

Mão direita – representa a razão. Serve para marcação dos compassos, rítmica e simboliza ordem e clareza;

Mão esquerda – representa o coração. Serve para aplicar sutilezas, determinar a entrada de instrumentos, apresentar nuances que o regente queira imprimir e finalizações.

Sem os gestos corretos , as entradas não se darão no momento adequado e cada um expressará à sua maneira o que sente com relação à música. Todavia, observando-se o regente, haverá uma uniformidade , e a audiência receberá uma só interpretação. Isso só é possível caso haja comunicação gestual correta .

Se quiser se aprofundar no assunto, leia nosso texto “Tudo o que você precisa saber sobre a comunicação gestual na regência de orquestra”.

Nosso trabalho com orquestras é promover a inclusão e integração social de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Conheça mais sobre nossos projetos com orquestras e oficinas musicais entrando no site. Participe.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Regência de orquestra – comunicação gestual