Além de celebrar anualmente a produção cinematográfica internacional, a cerimônia do Oscar também é uma oportunidade de coroar trabalhos musicais de destaque.
O renomado prêmio conta com categorias específicas para reconhecer as melhores trilhas sonoras e as melhores canções de filme de cada ano.
Em 2023, algumas das principais vozes da atual geração musical estão na disputa para levar a estatueta de Melhor Canção Original, a partir da divulgação dos concorrentes no último dia 24 de janeiro.
A premiação está marcada para acontecer no dia 12 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Conheça os nomes indicados e as cinco músicas que concorrem à melhor canção do Oscar 2023:
Hold My Hand
Em sua terceira indicação na história da categoria, a renomada cantora Lady Gaga concorre com a balada “Hold My Hand”, trilha do filme “Top Gun: Maverick”.
Vencedora do prêmio em 2019, com a canção “Shallow”, presente no filme “Nasce uma Estrela”, Lady Gaga teve a ajuda do produtor e compositor BloodPop para escrever “Hold My Hand”.
O produtor já colaborou em sua carreira com grandes nomes da música, como Madonna, Britney Spears e Justin Bieber.
Lift Me Up
Outra grande estrela do pop que disputa o prêmio de Melhor Canção Original é Rihanna.
Vencedora por nove vezes do Grammy, Rihanna disputa pela primeira vez o Oscar com a canção “Lift Me Up”, do filme “Pantera Negra: Wakanda Forever”.
A balada foi escrita em parceria com a cantora nigeriana Tems, com o diretor do filme, Ryan Coogler e com o compositor sueco Luwdvig Goransson, como uma homenagem à Chadwick Boseman, intérprete do personagem Pantera Negra no primeiro filme e que faleceu vítima de câncer, em 2020.
This is a Life
O Oscar 2023 marca ainda o retorno de David Byrne à lista de indicados na premiação após mais de 30 anos.
O músico, que venceu o prêmio de Melhor Trilha Sonora Original pelo filme “O Último Imperador”, de 1987, concorre em 2023 com a canção “This is a Life”, trilha do filme “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”.
A música tem letra de David Byrne e Ryan Lott, que a interpretam junto com Mistki.
Applause
Em sua 14ª indicação ao Oscar, a musicista e compositora norte-americana Diane Warren, vai tentar levar a sua primeira estatueta com a canção “Applause”, do filme “Tell It Like a Women”, que tem nos vocais a cantora Sofia Carson.
Embora nunca tenha vencido o prêmio, Diane Warren foi reconhecida em 2022 com um Oscar honorário no Governors Awards.
Naatu Naatu
Apontada por nomes da crítica especializada como a grande surpresa na categoria de Melhor Canção Original, a canção “Naatu Naatu”, de M.M. Keeravaani e Chandrabose, integra a trilha do filme indiano “RRR: Revolta, Rebelião, Revolução”.
A produção já venceu o Globo de Ouro, também na categoria de Melhor Canção Original, e o Critics Choice Awards. Além disso, a performance ao vivo da canção promete ser uma das mais contagiantes da história do Oscar.
Gostou do conteúdo? Continue navegando pelo nosso blog para ler mais artigos!