Conheça x curiosidades sobre a origem de algumas bandas

A origem de algumas bandas costuma trazer histórias bastante interessantes. Depois de alcançado fama e sucesso, muitos fãs nem imaginam como foi o começo da formação, as dificuldades, as brigas e as mudanças que ocorreram, inclusive no nome.

Muitos jovens têm o sonho de formar uma banda e serem reconhecidos, mas não basta somente ser apaixonado por música, é preciso juntar vários fatores. Muita dedicação, talento, um pouco de sorte ajuda também, e saber conviver bem em grupo, afinal são várias cabeças pensando de modo diferente.

Neste texto, vamos trazer algumas curiosidades que cercaram a origem de três grandes bandas brasileiras. Quer saber mais? Acompanhe.

Os Mutantes

Os Mutantes são uma das maiores bandas da história do Brasil e uma das mais reconhecidas no exterior. Inicialmente formado pelo trio Arnaldo Baptista, seu irmão Sérgio Dias e a cantora Rita Lee, eles misturavam em suas canções rock, MPB e música psicodélica com muito talento e originalidade.

Eles começaram a ganhar projeção nacional em 1966. Naquele ano, os jovens se apresentaram no programa “O Pequeno Mundo de Ronnie Von”, da TV Record. O que muita gente não sabe é que o nome Mutantes foi ideia do próprio Ronnie Von, que não gostou do nome anterior do grupo, Os Bruxos.

O nome é baseado no livro “O Império dos Mutantes”, de Stefan Wul, uma história de ficção científica muito popular entre os adolescentes. Os três aprovaram a sugestão do apresentador e passaram a tocar como Mutantes desde então. Eles agradaram tanto que passaram a integrar o elenco do programa.

Outra curiosidade é que Rita Lee foi casada com Arnaldo Baptista entre 1968 e 1972. O fim do casamento e algumas desavenças culminou com a expulsão da cantora dos Mutantes.

Skank

Os mineiros do Skank adoram futebol, tanto que “É uma Partida de Futebol” é uma das suas músicas mais famosas. A paixão era tanta que, no começo da carreira, eles só faziam seus shows vestindo as camisas dos seus times. O nome Skank vem de uma música de Bob Marley, “Easy Skanking”, pois a proposta inicial da banda era adaptar o dancehall jamaicano aos ritmos tocados no Brasil.

Eles fizeram sua estreia no dia 5 de junho de 1991, mesmo dia da final do Campeonato Brasileiro daquele ano. Por essa razão, o grupo que atrai multidões aos seus shows atualmente, teve um público pagante de 37 pessoas somente.

Outro fato curioso é que o vocalista Samuel Rosa é formado em psicologia, enquanto o tecladista Henrique Portugal é economista.

Titãs

Alguns dos integrantes dos Titãs se conheceram ainda na escola. Em 1981, Arnaldo Antunes, Ciro Pessoa, Sérgio Britto, Paulo Miklos, Marcelo Fromer, Nando Reis, e Tony Bellotto se apresentaram juntos pela primeira vez no evento “A Idade da Pedra Jovem” como Titãs do Iê-Iê.

O show de estreia ocorreu um ano mais tarde no Sesc Pompeia, em São Paulo, já com Branco Mello e André Jung como membros da banda. Na época, eles tinham nove integrantes no grupo, sendo seis deles vocalistas.

Em 1984, Ciro Pessoa saiu e o baterista Charles Gavin substituiu André Jung na formação. No mesmo ano, eles lançaram seu primeiro álbum com grande sucesso, “Titãs”, já sem o Iê-Iê no nome.