Um concurso não é apenas uma competição. Ele estimula muitas pessoas, faz com que elas tenham vontade de mostrar o que sabem fazer de melhor, como fazem e por que amam fazer. Com a arte não seria diferente. Aliás, toda forma de se expressar artisticamente é válido.
É claro que ganhar o prêmio é uma parte incrível, mas outra coisa que conta muito é a estrada que se percorre até chegar lá. E tudo bem se você não ganhar de primeira, existirão outras oportunidades. E para quem não conhece muito sobre os prêmios de arte, aqui vão cinco dos mais conhecidos. Confira!
Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça
O Prêmio Marcantonio Vilaça é um dos mais tradicionais nesse campo. No ano passado, chegou à sua sétima edição e contou com 600 artistas inscritos em todo o país. Toda edição contempla cinco artistas com uma bolsa e tem o acompanhamento de um crítico de arte ou curador na produção. Além disso, as ações educativas e exposições itinerantes promovidas pelo Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça já percorreram as várias regiões do nosso país.
Prêmio PIPA
Esse prêmio, que foi criado no ano de 2010, tem como objetivo estimular a produção contemporânea e também divulgar o trabalho de novos artistas. Como uma forma de representação de uma alternativa de relevância para o setor de artes visuais no Brasil. A última edição teve o artista Guerreiro do Divino Amor como vencedor, com “Videoinstalações e projetos em torno das Superficões”, uma pesquisa sobre o universo da ficção científica e aborda forças ocultas que estão presentes no imaginário do nosso coletivo. Cada finalista recebe 30.000 reais, e o vencedor ainda ganha a chance de desenvolver sua exposição para o público.
Prêmios da ABCA
Os prêmios da Associação Brasileira de Críticos de Arte estão entre os prêmios de maior relevância em abrangência nacional, principalmente por ter um caráter histórico. Suas premiações têm dez categorias, e premia, além de artistas, críticos, instituições, exposições, personalidades, veículos da mídia etc. Por exemplo, no ano passado, tivemos Cláudia Andujar sendo premiada por sua trajetória e Sandra Cinto na categoria de linguagem contemporânea.
Prêmio Nacional das Artes
O objetivo do Prêmio Nacional das Artes é que as artes e a cultura no Brasil renasçam. Ele é um marco histórico para a arte brasileira, que irá gerar empregos, capacitação profissional e formará público em todas as regiões do país. A ideia dos criadores desse prêmio é que sua implementação e perpetuação ao longo dos anos redefina a produção cultural, aumentando e melhorando a qualidade dos serviços prestados.
Prêmio Funarte RespirArte
Esse prêmio tem como objetivo incentivar 1.600 produções artísticas em formato de vídeo, que sejam inéditas e realizadas nas plataformas digitais. Cada contemplado receberá R$ 2,5 mil. Serão cinco áreas, circo, música, dança, teatro, artes integradas e artes visuais e 270 prêmios concedidos para linguagens específicas e 250 para artes integradas. É permitida a inscrição de brasileiros natos ou naturalizados, que tenham 18 anos ou mais, além de pessoas jurídicas de natureza cultura, produtoras, grupos ou companhias.
Quer saber mais?
Nossa empresa desenvolve ações que visam o fortalecimento do bem-estar dos envolvidos em projetos institucionais, bem como a materialização dos seus direitos sociais numa experiência viva de interação entre a Instituição e as Comunidades atendidas.
Somos responsáveis por manter em funcionamento a Orquestra Sinfônica de Betim, a Oficina Musical de Betim (Escola de Música), o Coro e Orquestra de Câmara Lobo de Mesquita e muitos outros projetos que valorizam a arte brasileira. Não deixe de conhecer nosso projeto social!