Ainda bem que existe música. Você já parou para pensar como seria a vida sem a preservação e ampliação de uma cultura musical? A música é a manifestação artística mais presente na existência de qualquer sociedade. Ela é a arte que mais se relaciona com as outras, como o cinema e a dança.
Mesmo durante a exposição de pinturas, há quem ouça música enquanto visualiza as obras. Sentir a música entrando pelos nossos ouvidos e se espalhando pelos demais sentidos é algo único. Já tentar explicar a quase onipresença da música é uma tarefa difícil, porém necessária.
O exercício nos ajuda a compreender qual é o grau de relevância da cultura musical e toda a sua múltipla e complexa variedade. Afinal, as melodias e ritmos se transformam conforme o tipo de sociedade e a época. Então, qual seria a influência da cultura musical no desenvolvimento das sociedades?
Pensando nessas e em outras questões pertinentes, apresentaremos na sequência os 3 benefícios proporcionados pela cultura musical à sociedade!
1. Maior tolerância às diferenças
As diferenças entre povos e etnias nos proporcionam culturas musicais igualmente distintas. Conforme essas culturas são preservadas e divulgadas, as pessoas podem travar contato com elas. Toda essa vivência é essencial para que todos tomem ciência da ampla diversidade musical espalhada pelo mundo afora.
O quanto antes as pessoas passarem por essa experiência multicultural, mais cedo elas perceberão o caráter ilimitado da música. Consequentemente, surge o reconhecimento de que este patrimônio mundial da humanidade manifesta o retrato de vários povos.
A partir da música, é possível constatar que as pessoas de diferentes lugares estabelecem uma relação bem particular com as sonoridades criadas. Isso evidencia que a
cultura musical pode exercer diferentes papéis sociais, em vez de se restringir a mero entretenimento.
2. Enriquecimento dos processos educacionais
Por meio de uma cultura musical sólida, a pedagogia tem ao seu lado uma grande parceira de métodos de aprendizagem. De um modo semelhante ao teatro, a introdução da música nas práticas pedagógicas gera resultados positivamente surpreendentes.
Como se trata de um poderoso instrumento de manifestação pessoal, a música pode ser vital para diminuir a timidez de alguns estudantes. Mesmo aqueles que sejam extremamente retraídos, podem encontrar na música uma forma de se expressarem para o mundo.
Mesmo fora de um conservatório musical, a utilização da música em sala de aula deixa os estudantes mais envolvidos com o assunto. Isso acontece porque a música, como outras artes, proporciona uma nova forma de se enxergar o mesmo objeto de estudo.
Ao notar isso na prática, o estudante se empolga e revê todo um universo de possibilidades. Afinal, ele conclui que existem outras maneiras de aprender. Não raro, a ligação com a música é tão profunda que há o interesse em tocar um determinado instrumento musical.
Portanto, a cultura musical também serve como elo entre as pessoas e a própria sociedade na qual elas estão inseridas. Na verdade, esses laços já existem, mas são consideravelmente estreitados pelos timbres e notas.
3. Fortalecimento da expressão crítica
Por fim, vale ressaltar que a cultura musical é primordial para a crítica social, a qual ganha tons e sonoridades mais densas. Diante de diversos problemas vivenciados pela sociedade, a música é uma das formas de expressão crítica mais eficaz.
A cultura musical garante a manutenção de um insubstituível canal de comunicação entre compositores e toda a sociedade. Nenhuma outra arte é difundida com tanta facilidade como a música. Atualmente, devido aos dispositivos móveis e à democratização do acesso à internet, a rapidez da propagação musical é ainda mais impressionante.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr