Cultura é um daqueles conceitos que todo mundo parece entender intuitivamente, mas quando perguntados, poucos conseguem definir em palavras. No entanto, elementos culturais estão presentes em nossa vida o tempo todo, todos nós vivemos cultura. A cultura é essencial para a vida em sociedade e para a formação de um cidadão, mas como isso acontece? Qual é a relação entre esses conceitos? Vamos entender:
O que é cultura?
A palavra cultura vem do latim e significa “aquilo que é cultivado”. Trata-se de um conjunto de costumes, valores, comportamentos e conhecimentos que são passados através das gerações ou que são compartilhados dentro de um determinado grupo, sempre evoluindo ao longo do tempo. A cultura se manifesta em forma de arte, esportes, culinária, entre tantas outras formas. Porém, em uma sociedade tão diversa como a nossa, formada por diferentes grupos sociais, a cultura também é plural.
A sociedade nem sempre lida bem com essa diversidade cultural, pois tratam-se de grupos muito diferentes entre si. Desse modo, a cultura de alguns grupos costuma ser marginalizada, ou taxada como inferior ou inútil. Mas a verdade é que a cultura é um agente de transformação social, e essa pluralidade é uma das suas maiores riquezas.
Formando cidadãos
É impossível existir uma sociedade ou grupo sem que exista uma cultura para uni-los. Quando uma criança está se desenvolvendo, ela absorve a cultura dos pais e das pessoas ao seu redor, e esse processo é muito importante. Muitas crianças, devido a dificuldades financeiras, não têm acesso à arte, música, leitura ou esporte, e isso impacta diretamente seu desenvolvimento.
A arte é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento emocional de uma criança, pois a leva a expressar seus sentimentos, entendê-los e lidar com eles. Do mesmo modo, conhecer a cultura de diferentes grupos sociais gera empatia e respeito pelas diferenças, amplia os horizontes e faz com que a criança cresça mais consciente de si e do mundo ao seu redor, estando mais apta a lidar com os desafios da vida.
Além disso, o envolvimento em atividades culturais ajuda a retirar crianças carentes de situações de risco, mantendo-as seguras e fazendo com que desenvolvam suas habilidades e talentos. Isso tem um impacto direto na qualidade de vida do indivíduo e também da sociedade em geral, pois diminui índices de criminalidade e violência entre jovens, substituindo-os por algo saudável, educativo e prazeroso. Dessa forma, ampliamos a participação cidadã de pessoas excluídas socialmente, contribuindo para uma importante transformação social.
Promover a cultura é transformar a sociedade
Ficou claro que o acesso à cultura é de grande importância para o desenvolvimento pessoal e social, seja através da arte ou de outras formas. O indivíduo com acesso à cultura é mais conectado à sua comunidade, mais saudável psicologicamente e vive melhor. Venha conhecer nossos projetos de inclusão social por meio da música e nos ajude a continuar transformando vidas levando aprendizado para crianças e jovens e ajudando em sua formação profissional e autonomia. Caso tenha condições, considere tornar-se um apoiador da nossa causa!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
Diversidade cultural brasileira: entenda o que é e como podemos identificar