Fatores que comprovam o valor sociocultural da dança no mundo

A dança é quase tão antiga quanto a existência da própria humanidade. Tanto que é possível encontrar registros de rituais que envolviam danças desde a pré-história. Por mais que as motivações para prática dessa arte tenham mudado ao longo dos séculos, sua importância continua a mesma.

Afinal, dançar é um hábito muito benéfico para qualquer um. Não só é uma atividade física boa para saúde, como também uma forma de expressão artística. Além disso, ela também é relevante para nossa cultura e para a história do mundo. Conheça os 4 fatores que explicam o valor sociocultural da dança.

As danças carregam história

Uma vez que dançar é uma prática tão antiga, ela carrega consigo um pouco da história do nosso mundo. Mais do que isso, é uma atividade que resiste ao próprio tempo e pode até se transformar, mas sem perder a sua essência.

Veja o balé clássico, por exemplo. Esta modalidade foi criada na Itália do século XV. Mais de meio século depois, é uma das danças mais conhecidas e praticadas em várias partes do mundo. Por mais que tenham surgido variações, comumente influenciados por outros países como Rússia e França, sua base ainda é a mesma.

São manifestações culturais

Não tem como falar de história sem pensar na cultura a ela associada. Com a dança, uma forma de arte, isto é ainda mais relevante. Um caso é a dança de rua, ou street dance. Quando surgiu, nos anos 30, foi uma forma de expressão em meio à crise econômica e às guerras. É uma modalidade que sempre se aliou à manifestação da identidade negra, em harmonia com o blues, soul e rap.

As danças folclóricas são outros exemplos bem diretos sobre como elas representam a tradição de um povo. Passadas de geração em geração, elas são constantemente usadas em festas e rituais que celebram seus ancestrais e seus valores como comunidade.

Elas conectam pessoas

Um aspecto sociocultural relevante da dança é seu valor como forma de comunicação. A dança, por si só, não tem palavras. No entanto, os movimentos do nosso corpo permitem que consigamos nos expressar. Afinal, se em uma conversa já gesticulamos para “ilustrar” uma fala, quer dizer que nossos gestos carregam informações.

Além disso, em danças em grupo, é fundamental que todos os integrantes se comuniquem e estejam em sintonia. Neste caso, dançar promove o trabalho em equipe. Isto vale até para coreografias em duplas, uma vez que é preciso conhecer seu parceiro minimamente, para que entendam como cada um se move.

Danças transmitem significados e narrativas

Um dos motivos da dança ser uma arte, é que ela é repleta de significados e narrativas. Ao juntar ritmos e coreografias, é possível relatar um conto romântico, uma história de terror, uma aventura trágica, entre outros. Não é sequer necessário usar músicas com letras, a expressividade do próprio corpo conta a história.

Assim, é possível assistir espetáculos de dança de qualquer país e entender seu significado. A dança rompe barreiras de linguagem e une o mundo, independentemente do idioma falado ou da cultura local.

Desta maneira, dançar é uma atividade física e cultural completa. Ela caminha com a humanidade ao longo dos séculos, se adaptando à situação social, sem perder sua função e sendo ainda, uma forma de expressão pessoal e cultural. Seu valor sociocultural é incalculável.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Saiba como a dança pode estar diretamente relacionada com a expressão cultural