Ir para o conteúdo
Menu fechado

Dança: como essa prática influencia no desenvolvimento das crianças?

A prática da dança é uma das melhores ferramentas criativas durante a fase de desenvolvimento das crianças. Através dela, os pequenos adquirem uma série de benefícios, como a melhora da autoestima, da confiança, do senso de ritmo e equilíbrio.
Além disso, a dança ajuda a moldar uma noção de responsabilidade e disciplina nas crianças, fazendo com que elas se deem melhor nas suas atividades no dia-a-dia. Outra grande vantagem, é o exercício físico gerado pelo movimento constante do corpo.
Neste texto, mostraremos porque a dança é uma prática essencial no desenvolvimento infantil e quais ganhos ela traz para a vida das crianças. Acompanhe!

Ajuda a pensar e a trabalhar em grupo

Uma das vantagens mais imediatas quando pensamos na dança na fase da infância, é que ela auxilia a criança a pensar na coletividade. Na maioria dos estilos de dança, é preciso que os pequenos experimentem a união com os demais colegas, prestando atenção nos outros movimentos e criando coreografias em conjunto.
Na prática da dança em coletivo, é preciso que haja uma coesão entre os participantes e isso só pode ser atingido através de um bom trabalho de equipe. Com esse aprendizado, a criança naturalmente, aprende a lidar melhor com o coletivo, aumentando de forma significativa suas habilidades sociais.

Beneficia o corpo físico e mental

Dançar, é movimentar-se de forma ordenada e artística. Ao mexer o corpo, a criança na fase de desenvolvimento estimula o corpo físico a se exercitar constantemente, o que traz uma série de resultados positivos, como a melhora do sistema cardiovascular, o fortalecimento dos músculos, a melhora da postura etc.
Outras áreas do corpo beneficiadas pela prática da dança são: os pés, as pernas, a bacia, joelhos e articulações, em geral. Ao fortalecer todas essas partes, a criança evita uma série de complicações futuras. Com o desenvolvimento do corpo, a criança aumenta muito sua qualidade de vida, pois se sente mais satisfeita, mais forte e com uma rotina mais equilibrada. A alimentação melhora e os horários de sono também se tornam mais regulares.
O senso de equilíbrio e de reflexo ficam mais aguçados com a dança. A criança que desenvolve essa prática ganha muito em coordenação motora, o que a auxilia em diversas outras tarefas do cotidiano.
Além desses benefícios para o corpo, a dança traz maior equilíbrio para a saúde mental das crianças, auxiliando na redução dos níveis de estresse e ansiedade, fazendo com que elas interajam mais entre si, e tenham uma relação mais saudável e confiante consigo mesmas.

Desenvolve a criatividade e o senso crítico

A prática da dança também traz a vantagem de trabalhar o lado imaginativo das crianças. Por ser uma atividade artística e altamente lúdica, a dança estimula as crianças a serem mais criativas, potencializando sua autoestima e sua satisfação com a vida.
Essa criatividade proporcionada pela dança, faz com que as crianças desenvolvam uma melhor imagem sobre si mesmas, o que faz com que melhorem questões comportamentais e desenvolvam o senso crítico, pois estarão sempre em contato com a arte.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Dicas para tornar a sua escola cada vez mais inclusiva