Desenvolvimento social e comunicação: Entenda como os dois se relacionam

O desenvolvimento social é algo completamente importante em todo lugar do mundo e uma forma de contribuir para isso é através da comunicação.

Com o incentivo para realizar atividades, como a prática de esportes, cursos e muito mais, os jovens do nosso país podem iniciar esse desenvolvimento e a comunicação, tanto a da divulgação de eventos, como a pessoal entre os humanos, é uma boa ferramenta de ajuda, e juntos podem colaborar para um futuro melhor, promovendo ações em prol da população.

Se desenvolver socialmente é buscar sempre uma evolução ou algo que realmente mude positivamente as relações em grupos de uma sociedade, sempre buscando o bem de todos em um futuro próximo.

Tendo como base a comunicação, as instituições buscam esse fortalecimento, com base em projetos institucionais, promovendo a interação entre todos da comunidade, com ações e promoções gratuitas, com o objetivo de promover arte e cultura. Quer entender melhor? Continue a leitura!

Como funciona a nossa instituição?

A nossa instituição realiza um trabalho de inclusão social e busca o desenvolvimento, muitas vezes através do esporte, oficinas de artes, de cultura, incentivando o jovem a levar isso para a sua vida, pois dessa forma, com atividades em grupos, cada vez mais pessoas serão alcançadas.

As experiências de interação são sempre gratuitas, pois o foco é sempre no social. Existem também programas que buscam a integração de jovens ao mercado de trabalho, capacitando os mesmos para que possam realizar atividades remuneradas e ajudem na renda mensal de sua família.

Todas as crianças, jovens, adolescentes e famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade são auxiliados na construção de um novo futuro, sendo uma oportunidade de mudança de vida, uma autonomia, buscando também o desenvolvimento de todo o ambiente familiar, além do comunitário protetor.

A instituição é mantida por doações e patrocínios, e o principal patrocinador do projeto é a Unimed de Belo Horizonte.

Atividades desenvolvidas

São realizadas diversas atividades na instituição, todas voltadas ao desenvolvimento social da comunidade, como por exemplo a Oficina Musical de Betim, pela Escola de Música, assim como a Orquestra Sinfônica de Betim; o Coral de Infantis e Adultos em Betim e Belo Horizonte; o Coro e Orquestra de Câmara Lobo de Mesquita, além das partituras de música brasileira, todas do século XIX e XVIII.

Nas Orquestras, objetiva-se a inclusão dos jovens no âmbito profissional, sempre proporcionando o seu desenvolvimento e aprendizado, além de adquirir responsabilidades profissionais e pessoal, estimulando o protagonismo e a participação em eventos. Ao todo, são 74 vagas oferecidas por ano, além de 20 mil ingressos para participar de concertos didáticos anuais.

Já nos Corais e Oficinas Musicais, objetiva-se sempre retirar os cidadãos de situações de risco social ou vulnerabilidade, buscando melhorar todo o processo de aprendizado e ensino, e assim, reduzir os índices de envolvimento em situações de risco, através da promoção a formação e resgate de identidade. Com os exercícios, busca-se também fortalecer toda a convivência familiar. No ano de 2017, 562 crianças de 7 a 11 anos foram beneficiadas com a atividade.