Entenda como a educação pode promover a integração social

A integração social tem vários subtemas. A relação entre a escola e a família é um deles. O papel do estado para a promoção do bem-estar das classes marginalizadas é outro. Também podemos citar o acesso ao trabalho como ponto central da integração social. Parece claro que a educação é extremamente central em todos esses subtemas.

Tão claro, de fato, que os países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) que assinaram a Declaração Universal Direitos da Criança assumiram a obrigação de fazer da educação um veículo para a integração social.

Por isso, o artigo a seguir pretende examinar com mais detalhes como a educação pode promover a integração social de crianças e adolescente que, de alguma forma, estão excluídas do convívio produtivo comum.

Entendendo a relação entre educação e integração social

O tema da integração social através da educação é central no trabalho dos pesquisadores Rachna Khare e Abir Mullick, que estabeleceram 18 princípios que eles consideram essenciais para a inclusão social direcionada para crianças e adolescentes com necessidades especiais. Dois se destacam:

1 – “Criar possibilidades de participação na comunidade (compras, uso de transporte público etc.) e o desenvolvimento das habilidades necessárias”.

2 – “A segregação de crianças com necessidades especiais é moralmente injustificável; promove isolamento, alienação e exclusão social. As crianças devem ter oportunidades no ambiente educacional para interagir com colegas fisicamente capazes.”

Explicitamente, a ambição de melhorar a integração social é uma consideração importante. A observação de Khare e Mullick sobre a injustiça moral da segregação também está na raiz das leis brasileiras de inclusão educacional, que exige a matrícula regular de crianças com necessidades diferenciadas em escolas regulares.

Existe uma tendência de tentar desenvolver promoção social através da educação pela simples inserção de indivíduos com limitações no sistema escolar sem que as escolas e que os profissionais estejam preparados para essa tarefa.

No entanto, a integração vai além de aceitação social. É um conceito que abrange todos os aspectos da vida em comunidade, da cidadania, da saúde, da autoimagem, entre outros aspectos igualmente importantes.

Exatamente por isso, trabalhos de integração social efetivos são tão importantes e significativos para as crianças e adolescentes que estão à margem.

Inclusão na prática

A SABRA – Sociedade Artística Brasileira tem um verdadeiro legado de promoção da integração social para a cidade mineira de Betim. Os projetos institucionais desenvolvidos pela organização aproximam alunos surdos de rede pública municipal de Betim através da música através de ações planejadas, contínuas, permanentes e gratuitas.

Essas ações proporcionam a inclusão e a integração social de crianças e adolescentes portadores de algum tipo de deficiência (física, visual, auditiva ou intelectual) através da arte e da cultura. Além disso, apoia crianças, adolescentes, jovens e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade com projetos de grande relevância para a comunidade de Betim.

Por tudo isso, a SABRA pode se orgulhar de ter um trabalho que faz a diferença nas vidas das famílias tocadas por esses projetos tão importantes. Com essas iniciativas, a cria um ambiente de aceitação e auxilia esses estudantes a conquistarem um futuro mais promissor.