Ir para o conteúdo
Menu fechado

Estilos de arquitetura que podemos encontrar na cultura do mundo

Desde os tempos antigos, a arquitetura e a história têm exemplificado a herança cultural e a glória dos tempos passados. O estilo único e imperial da arquitetura, com seus entalhes e padrões elaborados, refletia o poder político, a religiosidade e o conhecimento sofisticado da época.

Junte-se a nós enquanto voltamos no tempo para explorar essas maravilhosas arquiteturas e aproveite para conhecer seis estilos que podem ser encontrados ao redor do mundo:

1. Estilo grego

Desenvolvida a partir do século VII, a arquitetura grega usava as técnicas de construção pós-lintel, que faziam uso de grandes colunas verticais. Assim, concentrando-se em projetos religiosos, como os templos para adoração dos deuses, seus construtores focavam em grandes dimensões, com proporções matematicamente precisas e o mármore como material principal.

Dessa maneira, incorporando arte, simetria e proporção, a arquitetura conhecida como uma das mais antigas do mundo criou o conceito do que é belo e ainda desenvolveu obras majestosas, como o Teatro de Dionísio. Aliás, para quem quer vê-la de pertinho, seus principais vestígios podem ser encontrados na Grécia e em algumas partes da Itália.

2. Estilo Romano

A arquitetura romana foi amplamente influenciada pelos aspectos da arquitetura grega antiga, o que fez de Roma uma cidade historicamente rica, repleta de inúmeros monumentos e edifícios que resumem seu esplêndido passado cultural.

Com suas características próprias, como a solidez, os arcos e os tetos curvos, esse estilo se tornou um importante legado da civilização romana para o mundo ocidental, deixando para a posteridade inúmeras catacumbas, anfiteatros fontes, obeliscos, pontes e templos, como o Teatro de Marcelo, em Roma, e o próprio Coliseu.

3. Estilo Gótico

Com surgimento datado para o fim do período medieval, a arquitetura gótica é caracterizada pelo uso de arcos pontiagudos, abóbadas, contrafortes voadores, notáveis vitrais e rendilhado ornamentado. Tido como uma evolução da arquitetura românica, esse estilo é um marco na história do continente europeu e se consagrou com projetos importantes, como as principais catedrais e igrejas da região.

Não é à toa que alguns dos seus principais exemplos são a Catedral de Salisbury, na Inglaterra, e a Catedral de Colônia, na Alemanha, que é um dos pontos turísticos mais visitados do país e recebe cerca de vinte mil pessoas por dia.

4. Estilo Renascentista

Seu nome significa “renascimento” e isso não é em vão. Afinal, esse estilo foi o renascer da arquitetura grega e romana dos séculos XIV e XVII.

Enfatizando a simetria, a proporção e a geometria, esse estilo foi encontrado pela primeira vez em Florença, na Itália, e logo se espalhou para toda a Europa. No entanto, não pense que todos os projetos eram iguais. O renascimento arquitetônico se tornou um movimento importante de ruptura e os arquitetos passaram a buscar um estilo individual.

Seus principais exemplos são a prefeitura de Antuérpia, a estação ferroviária Flinders Street e a Igreja de San Giorgio Maggiore.

5. Estilo Barroco

Caracterizada por ter design e obras de arte detalhados e elaborados, além de interiores extravagantemente coloridos e ornamentados com afrescos amplamente decorados, a arquitetura barroca evoluiu na Europa do século XVI ao XVIII.

Com seu início na Itália e, posteriormente, desenvolvendo-se na França, esse estilo tem o opulento Palácio de Versalhes, reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO, como um belo exemplo da arquitetura barroca, com suas obras de arte impecáveis e quartos luxuosamente decorados.

6. Estilo Neoclássico

A arquitetura neoclássica é o renascimento das formas clássicas simples da arquitetura romana e grega, resgatando as colunas, arcos e balaústres. Predominando basicamente no fim do século XVIII, seus projetos incluem edifícios maciços com colunas independentes e detalhes elegantes.

Inclusive, alguns de seus principais exemplos são a Rotunda de Mosta, em Malta; a Casa Branca, nos Estados Unidos; e Arco do Triunfo, em Paris.

Mas e você? Qual desses estilos é o seu favorito? Conte para a gente e aproveite para compartilhar este texto com seus amigos e, claro, divulgar o trabalho que realizamos. Sua iniciativa é muito importante!


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Qual a relação entre a arquitetura e a cultura da nossa sociedade?