Ir para o conteúdo
Menu fechado

Conheça x filmes infantis que estimulam a criatividade e o estudo

Desenvolver a criatividade e a disposição para o estudo através dos filmes infantis é um estímulo divertido e eficiente para a fase de crescimento das crianças. Eles provocam a curiosidade dos pequenos e ajudam a formar suas visões de mundo, além de fazer com que eles comecem a questionar determinadas realidades e a melhorar sua percepção de si mesmos.

Boa parte dos enredos ilustrados pelos filmes infantis tem como objetivo estimular aspectos como a criatividade, a aceitação, tolerância, a responsabilidade e a empatia nas crianças. Através de uma linguagem leve, acessível e divertida, estes filmes semeiam novas ideias na imaginação das crianças de maneira instigante.

Neste texto, apresentaremos a você quatro filmes infantis fantásticos e bastante autênticos que certamente estimulam a criatividade e o estudo nas crianças. Acompanhe a leitura!

“O Menino e o Mundo”, 2014, Brasil

Este filme, que foi escrito e dirigido pelo Alê Abreu, apresenta uma narrativa em 2D sobre um menino que, através de suas vivências, questionamentos e aventuras, passa a lidar com os aspectos do mundo moderno, como a globalização e o modo de vida contemporânea.

O diretor faz uso de recursos lindíssimos de cores e de trilha sonora, criando uma atmosfera lúdica que facilmente cativa a atenção da criança, convidando-a a pensar junto com o menino e a sentir o mundo através de seus olhos e de seus sentimentos.

“Ratatouille”, 2007, Estados Unidos

O filme “Ratatouille” é uma obra sensível e cativante, produzida pela Pixar e premiada com o Oscar de melhor animação em 2007. O roteiro segue a vida do ratinho Remy, um roedor que tem grandes habilidades culinárias. Para atingir seu objetivo de se tornar chef, ele se une em uma inusitada parceria com o jovem cozinheiro Linguini, que trabalha em restaurante famoso.

O longa quebra com determinados paradigmas e, por meio de sua narrativa divertida e dinâmica, estimula as crianças a pensarem a partir da seguinte lógica: as origens de alguém, por mais peculiares e específicas que sejam, não impedem a pessoa de atingir o melhor de si mesmo e a satisfação e reconhecimento tanto consigo mesmo, como em relação aos outros.

“Wall-E”, 2008, Estados Unidos

O enredo de “Wall-E” se passa em um futuro distópico em que o planeta Terra passou por um colapso ambiental e tecnológico sem precedentes. O filme que, assim como o Ratatouille, é um clássico produzido pela Pixar, é uma maneira excelente de estimular questionamentos nas crianças em relação a temas como o cuidado com o meio ambiente, o consumismo exacerbado de nossa sociedade e a nossa relação de dependência cada vez mais acentuada nos dispositivos tecnológicos.

“O Sonho de Wadjda”, Arábia Saudita, 2012

Este filme, que é o primeiro de todos a ser produzido por uma mulher saudita, é um retrato inspirador da trajetória de uma garota árabe para atingir o seu maior sonho, o qual, pela nossa perspectiva, parece algo trivial: conseguir uma bicicleta.

Para as crianças, o filme estimula a criatividade por suscitar temas importantes como a igualdade de gêneros e o respeito e a empatia por culturas que são diferentes da nossa.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Cinema: como a sétima arte está relacionada com a indústria cultural?