Heitos Villa-Lobos: a brilhante carreira do maestro e compositor

Poucos fazem ideia da importância e da dimensão do trabalho deste músico autodidata e brilhante, mundialmente reconhecido por suas obras únicas e com uma pegada bastante brasileira.

Entenda sobre a história do maior compositor brasileiro de todos os tempos e conheça suas principais composições.

Biografia

Heitor Villa-Lobos, nascido em 5 de março de 1887, no bairro de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro, nasceu em berço agraciado pela cultura: era filho de Raul Villa-Lobos, responsável pela direção da Biblioteca do Senado, além de musicista nos momentos vagos.

Villa-Lobos sempre possuiu um gosto musical bastante eclético, passeando tanto pelos ritmos populares, como clássicos. Compôs sua primeira música aos seis anos de idade, após ter aprendido sozinho a tocar violão, ainda muito cedo.

Seu pai, percebendo a influência musical em sua vida, fez com que aprendesse, também, a tocar violoncelo e clarinete, abrindo seus horizontes musicais.

Quando atingiu os 12 anos de idade, sua família começou a enfrentar graves dificuldades financeiras. Além disso, não mais podia contar com a presença de seu pai. Uma tia de Villa-Lobos o convidou a morar em sua casa, quando chegou aos 16 anos, a qual ensinou-o a tocar piano.

Durante esta época, era notório frequentador do Cavaquinho de Ouro, frequentado por compositores de chorinho, que à época não eram bem-vistos pelas castas mais abastadas.

Principais trabalhos

O “Trenzinho do Caipira”, sem sombra de dúvidas, é a obra mais célebre de Heitor Villa-Lobos. A música foi criada em 1931 e sua inspiração foi a sequência de viagens realizadas pelo maestro e compositor ao redor de São Paulo.

Um dos objetivos da obra é simular o movimento das locomotivas, através dos instrumentos musicais, sendo parte fundamental da série “Bachianas Brasileiras no 2”.

As bachianas brasileiras misturam estruturas musicais muito comuns nas obras de Bach com procedimentos melódicos típicos da musicalidade brasileira. Bach, inclusive, é uma das influências mais centrais na obra de Villa-Lobos e serve como base para grande parte de seus trabalhos.

Villa-Lobos compôs de tudo um pouco:

– Bachianas;
– Obras sacras;
– Óperas;
– Sinfonias;
– Concertos diversos;
– Etc.

As primeiras obras de sua carreira são: “Suíte Floral para Piano” (1914), “Danças Africanas” (1914), “Uirapuru” (1917) e “Canto do Cisne Negro para Piano e Violoncelo” (1917).

Por incrível que pareça, seu trabalho nem sempre era bem recebido: por criar diversas inovações musicais dentro da música clássica, sofreu pesadas críticas de vários músicos mais tradicionalistas e presos a padrões passados.

Heitor Villa-Lobos faleceu em 1959 e deixou para o mundo uma herança de mais de 700 composições.

Outras atribuições

O maestro foi o primeiro a preencher a cadeira de presidente da Academia Brasileira de Música, além de ter recebido título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Nova York, por conta de sua obra.

Ainda hoje, é um dos compositores brasileiros mais prestigiados no cenário musical internacional, levando há décadas um pouco da cultura brasileira para o cenário musical global.

Assim como Villa-Lobos, também estamos comprometidos a garantir que a cultura chegue a quem precisa. Conheça nosso trabalho agora: