Ir para o conteúdo
Menu fechado

História da Poesia

A poesia é a arte de compor em versos, associando harmoniosamente as palavras, sons e ritmos. Você sabe como surgiu o gênero? Os primeiros registros remontam ao terceiro milênio antes de Cristo, sendo utilizada para que as histórias da época fossem transmitidas de forma mais simples, por meio da fácil memorização.

A história da poesia

Dia 21 de março é comemorado o Dia Mundial da Poesia, data instituída em 1999 pela UNESCO, tamanha a importância do gênero para a história da humanidade. Antes mesmo de os gregos tomarem a poesia como expressão artística, o gênero já se fazia presente em sociedades mais antigas, como os sumérios.

Epopeia de Gilgamexe é tida como a poesia mais antiga que se tem conhecimento (terceiro milênio a.C.), descoberta na Suméria, atual região do Iraque. Foi produzida em escrita cuneiforme, cunhada em argila e, em momento posterior, em papiro. Das poesias clássicas mais populares, podemos citar Ilíada e Odisseia, atribuídas a Homero (Grécia Antiga).

Os gêneros poéticos

A poesia foi dividida em gêneros desde seus primórdios. Os gregos classificaram-na como épica, dramática e lírica. A poesia épica é extensa e narra a história de um herói ou comunidade, a dramática é atribuída às peças teatrais, que foram escritas em verso durante parte de sua história, e a lírica é breve, sendo considerada uma das manifestações literárias mais antigas.

Dentro dessas três divisões, podem ainda, serem citadas outras subdivisões como a epopeia, conto, soneto, elegia, comédia, tragédia e farsa.

A história da poesia no Brasil

O início da poesia brasileira remonta ao século XVI, com o desembarque de José de Anchieta, mestre jesuíta, em terras nacionais. Pode ser dividida em existencial, lírica ou social, sendo a primeira, a de principal destaque, sobretudo, nos anos 1930, por meio do trabalho de Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes.

Vários autores brasileiros de suma importância dedicaram sua obra à poesia, como é o caso de Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Mario Quintana e Cora Coralina. A poesia brasileira passou por diversas fases até o chamado pós-modernismo, no século XX:

– O Quinhentismo durou aproximadamente 100 anos, desde a chegada dos portugueses ao Brasil, e recebeu influências do classicismo português;
– O Barroco (1601-1768) teve como maior nome o poeta brasileiro Gregório de Matos;
– O Arcadismo (1769-1789), também conhecido como Neoclassicismo, precedeu o Romantismo no Brasil e foi marcado pelo apogeu da produção de ouro;
– O Romantismo teve três gerações e foi marcado pela obra “Suspiros Poéticos e Saudades” de Gonçalves de Magalhães;
– O Modernismo (1922-1945) se iniciou na primeira metade do século XX e teve forte influência europeia, tendo como ponto de partida a Semana de Arte Moderna em São Paulo (1922);
– O Pós-modernismo foi marcado por grandes nomes da literatura brasileira como Clarice Lispector e Nelson Rodrigues.

O essencial da poesia brasileira

Os versos brasileiros estão muito presentes no imaginário popular, desde a literatura de cordel até os versos contemporâneos difundidos por meio das redes sociais. De “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias até a contemporaneidade de Paulo Leminski, é impossível passar imune à emoção da poesia.

Qual sua poesia preferida? Escreva nos comentários!


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

História da Dança

História da Música