A identidade cultural é um conceito estudado pela Antropologia e Sociologia. É uma das formas de relacionar o indivíduo com a sociedade, pois é uma forma de identificação de determinado grupo social, povo ou lugar.
É um assunto extremamente complexo, e diversos teóricos vem estudando ao longo do tempo, a fim de explicar o porquê do ser humano ter a necessidade de demonstrar que pertence a determinada cultura da localidade.
Quer saber mais sobre a identidade cultural? Continue lendo este post.
Entendendo os conceitos
Para entender o que é identidade cultural, é importante entender o que significa cultura e identidade.
Cultura
Em uma visão mais ampla, cultura consiste em diversas características de determinado povo ou local, que são passadas de geração para geração e que servem como forma de identificação dos indivíduos.
Entre os exemplos de características que a compõem podemos citar as normas e valores, crenças religiosas, culinária, jeito de vestir etc.
É fácil entender este conceito de forma prática, basta observar que a cultura brasileira é bem diferente da cultura japonesa ou alemã.
São estes diferentes costumes em todos os setores da vida em sociedade que diferenciam as pessoas das mais diversas regiões.
Identidade
A identidade é um conceito que se relaciona mais com o individual da pessoa, mas que também se relaciona com a convivência em sociedade.
Assim, podemos conceituar identidade como todas as características que definem uma pessoa e que se relaciona em como a pessoa se vê, ou seja, a auto identidade, e como os outros a veem, identidade social.
Entre os fatores que compõem a identidade de uma pessoa estão a classe social, nacionalidade e o gênero.
O que é identidade cultural?
A identidade cultural, por sua vez, é o conjunto de características culturais do local em que a pessoa está inserida.
Em um conceito mais teórico, é definida como a reunião do patrimônio público e relações sociais compartilhadas ao longo da história e que determinam determinados valores e crenças entre os indivíduos na sociedade.
Tem como principal característica ser a ponte entre o mundo interior do indivíduo (as vontades e as ações individuais) e o mundo exterior (valores, normas e línguas).
E, servem como forma de construção da identidade da pessoa e do sentimento de pertencimento.
Por exemplo, o indivíduo que é brasileiro se identifica com o modo de falar, as vestes, os costumes e a participação nas manifestações culturais brasileiras.
Mas, para as pessoas que estão de fora deste local ou povo, os valores, regras e costumes que fazem parte da identidade cultural são incompreensíveis. Criando, assim, um sentimento de não pertencimento e afastamento social.
Para o sociólogo Jamaicano Stuart Hall “É a identidade cultural que nos faz nos definir como nacionais de determinado país (ser brasileiro, ser japonês etc.), não faz parte da nossa natureza e nem está nos nossos genes.”
Além disso, destaca-se que a identidade cultural advém de um processo contínuo e eterno. Ou seja, está sujeito a mudanças de acordo com a evolução da sociedade.
Assim, trata-se de um termo complexo que influencia diretamente a forma e o convívio em sociedade, ainda que as pessoas não se deem conta disso.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
O que podemos entender por indivíduos e sociedade nos dias de hoje?