A cultura e o social podem caminhar em dois trajetos diferentes em conceitualização, mas os impactos gerados no seio da sociedade perseguem uma única força; eles estão intimamente ligados. Isso porque as relações sociais muitas vezes acontecem através de manifestações culturais. As atividades culturais fazem parte do que constitui uma sociedade. Para conhecer o conceito de impactos sociocultural tem que observar o quanto ele muda a vida do cidadão.
A perda e o resgate da identidade
A sociedade é heterogênea, composta por pessoas de diferentes etnias, línguas, comportamentos e tradições populares. Contudo, quando elas estão inseridas em comunidade, elas passam a comungar de uma mesma realidade sociocultural, que também pode ser conhecida como identidade. Aos poucos as pessoas foram perdendo o seu apreço e reconhecimento pela cultura e também pelo social, passaram a estar à margem da sociedade.
O resgate destes valores de identidade, de reconhecimentos de suas tradições e amplitude de compreensão do mundo acontece quando projetos socioculturais são elaborados e aprofundados. Eles encontram verdadeiro impacto e relevância quando desenvolvidos em comunidades que não são assistidas, que não são reconhecidas. Através dos programas socioculturais, todo grupo de jovens, idosos, adultos, dentre outros, volta a ser membro presente e relevante de uma sociedade.
O impacto sociocultural cria laços e amplia conhecimento
O impacto sociocultural advém de ações que promovem atividades de conhecimento de música, literatura, dança, artes plásticas, arte de rua, etc. Entretanto, ao mesmo tempo, também cria laços com a comunidade, amplia os conhecimentos, desenvolve culturalmente a região e prepara para o mercado de trabalho. Tudo isso é gerado quando o interesse volta-se para o indivíduo e os grupos que fazem parte da sociedade.
Para que um projeto tenha impactos socioculturais relevantes dentro daquele grupo, é preciso haver sérios interesses e a projeção de um planejamento especializado e engajado. Neste momento precisam ser avaliadas as necessidades do grupo, o espaço físico disponível para o desenvolvimento, as limitações diretas e indiretas, a faixa de idade e despertar o interesse de participação.
A transformação de crianças e adolescentes a partir de projetos socioculturais
Em uma comunidade em que não tenha atividades de lazer e cultura para as crianças e adolescentes antes e depois da escola, um projeto de música traz impactos socioculturais imensos. Primeiro porque desperta o desejo pelo que é novo, também porque nesta faixa de idade a música faz parte do cotidiano da juventude despertando o interesse. Além disso, ainda cria oportunidades de descobrir e desenvolver talentos para, por fim, inseri-los na sociedade e no mercado de trabalho. A função, ao final, é integradora porque trabalha completamente com a vida daquele jovem, em todos os seus aspectos.
Este é o conceito de impacto sociocultural em sua visão prática, o quanto ele pode ser transformador para um indivíduo, um grupo e toda comunidade. A questão vai mais além do que um conjunto de atividades, mas o reconhecimento das necessidades específicas de uma sociedade que está à margem. E toda esta transformação acontece quando atividades dinâmicas, participativas e criativas são criadas, desenvolvidas e estimuladas.