O uso da tecnologia já está presente em praticamente todas as áreas da nossa sociedade. Essa tendência também teve influência sobre o trabalho dos artistas, através do desenvolvimento da Arte Digital.
O que caracteriza essas obras é o uso de artefatos tecnológicos no processo de criação de qualquer tipo de manifestação artística. O movimento ganhou espaço e já se tornou uma das principais formas de arte na atualidade.
Esse fator está ligado com a possibilidade de democratizar obras artísticas, através de ferramentas que facilitam o processo de criação e distribuição, que fizeram com que a Arte Digital se popularizasse e tivesse seu uso crescente na sociedade contemporânea, conforme acompanhou os avanços tecnológicos.
Início da Arte Digital
Considerada um segmento de arte contemporânea, a Arte Digital teve início entre as décadas de 60 e 70, a partir de um grupo formado por engenheiros e artistas que possuíam a missão de integrar a arte e o crescente mundo da tecnologia.
Com base nos experimentos desse grupo, diversos outros artistas conceituais passaram a explorar as inúmeras possibilidades que o universo digital trazia para a criação de obras, utilizando ferramentas audiovisuais e agregando pixels em suas composições.
O surgimento da internet e a evolução gráfica dos computadores resultou no desenvolvimento de softwares de design, que abriram o leque de oportunidades a serem exploradas pelos artistas, e ainda mais as fronteiras para o crescimento do movimento de Arte Digital.
À medida em que a tecnologia foi se incorporando nas rotinas, as obras de Arte Digital também se estabeleceram, tanto no mercado criativo, quanto comercial.
Influência na sociedade contemporânea
A popularização de smartphones e outros tipos de gadgets móveis, possibilitaram acesso a quantidades incontáveis de informações de maneira rápida e fácil.
Como consequência, a capacidade de distribuição em massa aumentou, da mesma forma que os conteúdos a serem disseminados. Todos passaram a ter ao alcance de suas mãos ferramentas para consumir ou criar qualquer composição.
Para o meio artístico, isso proporcionou oportunidades e facilidades na capacitação e no exercício de criar, abrindo espaço para mais artistas e consumidores da arte em suas variadas formas.
Atualmente, a Arte Digital está presente em muitos aspectos da nossa vida cotidiana, desde conteúdos que consumimos em redes sociais até comerciais, games, cinemas e outros.
Constantemente, surgem novos aparatos tecnológicos e, com eles, mais possibilidades e criações. Assim, em nossa sociedade altamente conectada, a Arte Digital passou a ser uma das principais formas de expressão.
Tipos atuais de Arte Digital
Existem diversas manifestações artísticas digitais presentes atualmente. Podemos citar:
– Ilustração digital;
– Desenho vetorial;
– Fotos e imagens;
– Áudio e vídeo;
– Arte e modelagem 3D.
Com a transformação digital acontecendo também no meio corporativo, a tendência é que o consumo de tecnologia aumente ainda mais em nossos dias.
Sendo assim, a Arte Digital continua em crescente valorização, ocupando posições na indústria do entretenimento e no circuito comercial.
Para quem deseja investir na área, as possibilidades são inúmeras, o que reitera o papel importante que essa forma de expressão desempenha em nosso dia a dia.