Os benefícios que a música traz para as crianças autistas

A música pode ser utilizada em diferentes contextos e para diferentes propósitos. Já foi comprovado que o uso da música em disciplinas tradicionais como ciências, artes e matemática facilita o aprendizado, tornando-o lúdico, além de fazer com que as aulas fiquem mais interessantes para os alunos, especialmente na educação básica.

Além disso, alguns tipos específicos de música, como a clássica, contribuem para prolongar o foco, a concentração e a capacidade de assimilação de conceitos durante os estudos.

Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que a música traz benefícios específicos para as crianças de forma geral, mas quando se trata das autistas essa prerrogativa se amplia. A música, nesse caso, também se torna uma ferramenta de socialização e comunicação.

Atividades que contribuem para o desenvolvimento das crianças autistas

Dividindo espaço com outras atividades como a equoterapia e a natação, a musicoterapia é indicada para o desenvolvimento e o fortalecimento dos processos cognitivos envolvidos na linguagem, comunicação e na interação social.

Aspectos que podem ser delicados para algumas crianças autistas, devido à sua dificuldade em filtrar os estímulos ambientais como os auditivos e os visuais.

Comunicação e qualidade de vida

A música combinada à terapia contribui para que as crianças autistas melhorem a habilidade de comunicação. Além disso, a qualidade de vida tende a aumentar tanto para a criança quanto para o seu grupo familiar. Foi o que apontou uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Montreal, Canadá.

Nos testes, crianças na faixa etária de 6 a 12 anos foram distribuídas em dois grupos de terapia, um que inclua música em suas atividades e outro não. Os resultados evidenciaram que as crianças que foram submetidas às atividades musicais apresentaram vantagens em relação ao outro grupo.

Aumento do equilíbrio dos processos cognitivos

Através de exames de ressonância magnética, os pesquisadores concluíram que houve uma conectividade maior entre as regiões do cérebro responsáveis pela audição e pela coordenação motora, o que explica a melhoria dos processos cognitivos observados.

A conectividade maior entre essas duas regiões do cérebro favorece a comunicação social porque está envolvida no processo de ouvir os outros, focar a atenção no diálogo sem se deixar perturbar por sons e ruídos do ambiente, esperar a sua vez de falar e se fazer compreender.

As características do cérebro das crianças autistas são favorecidas pelas atividades musicais

O cérebro autista tem a ativação das áreas envolvidas no processamento da linguagem reduzida. Assim, aulas de música e a inclusão da música em ambientes pedagógicos combinada às outras disciplinas favorece o efeito resultante apontado pela pesquisa da Universidade de Montreal.

Apesar das especificidades do cérebro que está no espectro autista, os processos cognitivos envolvidos com a música são preservados. Algumas crianças autistas que iniciam aulas de música ou são expostas a atividades relacionadas costumam apresentar maior facilidade para esse aprendizado.

Além disso, apresentam uma característica interessante: as regiões envolvidas na linguagem se sobrepõem às regiões envolvidas com a música. Por isso, a música se torna uma valiosa ferramenta para o desenvolvimento das habilidades de comunicação em crianças autistas.