O que a música faz você sentir? Se você coloca sons específicos para algumas das suas emoções, com certeza já sabe os efeitos terapêuticos das músicas. Muito além de um processo físico no organismo, a percepção dos sons tem impacto em nossos sentimentos.
Sem perceber você já usa a música como terapia ou sofre as consequências desse tipo de resultado. A cena de um filme não causaria tanto medo sem a trilha sonora, bem como aquela música que você escolhe ouvir sempre que precisa se animar um pouco mais.
A música causa impacto em nosso cérebro
Como dissemos, os sons produzem impacto no nosso cérebro. Por esse motivo você encontra trilha sonora animada em academias, tristes em cenas de filmes, ou ainda, coloca aquela banda para tocar uma música romântica quando termina o seu namoro.
Sendo assim, precisamos aproveitar os benefícios de bons sons e fugir daqueles que podem ser nocivos. Por exemplo, os ruídos de um engarrafamento podem desencadear estresse. São substâncias que são produzidas que agem em nossas emoções para o bem ou para o mal.
Os efeitos terapêuticos das músicas
Bom, foi considerando esse contexto das emoções que surge a musicoterapia. O uso de música como um tipo de tratamento complementar em diversos diagnósticos. A terapia pode ser feita por qualquer pessoa, mas apresenta ótimos resultados em caso de pacientes com doenças degenerativas, por exemplo.
A escolha depende de cada indivíduo e os hormônios de bem-estar gerados na sessão colaboram para o tratamento. E não é preciso saber sobre a parte técnica da música para esse tipo de terapia. Sem dúvidas algo que ajuda a unir o útil ao agradável.
Aproveite ao máximo os benefícios da música
Uma canção específica pode te fazer recordar um momento marcante da sua vida. A partir dessa lembrança você experimenta de novo as emoções daquele instante e seu organismo produz uma série de hormônios que condizem com esse sentimento.
Quando são boas memórias, uma série de substâncias do bem-estar e de relaxamento são enviadas ao seu corpo. Com isso, é fascinante saber que a música é tão poderosa a ponto de te trazer mudanças de humor. Por isso esteja sempre em torno de sons que possam produzir esse impacto na sua vida.
Esses são os efeitos terapêuticos das músicas, que colaboram para trazer mais emoção para a vida. Dessa forma, saiba que a musicoterapia é uma alternativa para quem deseja complementar tratamento contra doenças ou simplesmente desfrutar desse tipo de recurso.
Outro ponto importante é que os sons são poderosos, como vimos, então, é interessante evitar aqueles que podem te fazer mal. O estresse pode surgir ou aumentar na presença de alguns tipos de músicas ou ambientes com barulho intenso.
Caso não seja possível sair desses ambientes, procure usar a música ao seu favor. Aproveite momentos solitários para ouvir aquelas canções que goste, as melodias que fazem bem para sua mente. Muitos de nós já usamos a música como um recurso terapêutico antes mesmo de saber sobre esse tipo de trabalho.
Acesse nosso site para conhecer mais sobre o nosso trabalho e seja um colaborador!