Os impactos dos eventos musicais no turismo dos países

Há muitos anos, o Brasil consolidou a sua posição como organizador de grandes eventos musicais, atraindo um público bastante diversificado e garantindo o movimento da economia turística.

Portanto, a organização de shows, recitais, concertos e grandes coros, não só no Brasil, mas como em vários países do globo, mostrou-se uma excelente alternativa para, através do turismo, gerar impactos sociais, culturais e econômicos na população em geral.

Impacto econômico

A cada grande evento musical realizado, os turistas se deslocam até o local do acontecimento, movimentando hotéis e pousadas, bares e restaurantes, além dos serviços de transporte, consequentemente, gerando um grande retorno econômico.

Além disso, eventos musicais duradouros costumam manter o público nos locais durante dias ou semanas, muitas vezes fazendo com que as pessoas se interessem por:

– Aproveitar a hospedagem para conhecer os pontos turísticos;
– Fazer compras;
– Aproveitar a vida noturna da cidade.

Ainda, os festivais musicais podem ser uma excelente maneira de reorganizar o espaço público. Ao contarem com a contribuição de prefeituras ou autoridades locais, estes eventos podem modificar algum espaço público permanentemente, trazendo benefícios à população e incentivando a presença turística através dessas melhorias.

Um exemplo disso pode ser a construção de palcos ou as reformas feitas em teatros para receber determinados eventos.

Além do mais, todos os destinos turísticos sofrem com o mesmo problema. Na época de baixa visitação, os lucros caem consideravelmente. Quando um festival musical é planejado fora da época alta, pode atrair fluxos de visitantes, evitando o esmorecimento da economia turística.

Do mesmo modo, podemos destacar que a movimentação econômica causada pelos turistas durante eventos musicais incentiva comerciantes e empresários a ampliar ou inovar em seus negócios, trazendo um saldo positivo financeiramente.

Impactos sociais e culturais

O fato de os eventos musicais de qualquer natureza não serem cotidianos e terem uma duração limitada, faz com que cada um deles seja uma experiência única de troca de conhecimentos entre os turistas, incentivando a presença em todos os eventos possíveis, e não em apenas alguns deles.

Igualmente, o contato de turistas com a população local, bem como a mistura de artistas locais com artistas estrangeiros durante esses eventos, pode gerar uma intersecção cultural enorme, podendo trazer mudanças para o estilo de vida, valores, interações sociais e identidade nacional de ambos os elementos envolvidos.

Ainda é através desse contato cultural que os nomes de artistas desconhecidos podem vir a se tornar populares, pois a relação com artistas já grandemente reconhecidos influencia o destaque de seu nome e de seu local de origem, uma grande vantagem para o turismo local.

Ao mesmo tempo, os festivais musicais são positivos para a população local, por causa do orgulho “patriótico” e do sentido de comunidade que tem a capacidade de provocar, podendo atrair, com isso, a curiosidade turística.

Por fim, podemos destacar um impacto tanto social quanto econômico: a produção de eventos musicais gera empregos diretos e indiretos, comumente temporários, mas que, em certas ocasiões e dependendo de fatores como o sucesso do evento, podem se tornar permanentes.