Ir para o conteúdo
Menu fechado

Afinal, podemos considerar a poesia parte da nossa cultura?

A poesia é considerada uma das mais primitivas manifestações artísticas da humanidade, havendo registros de sua utilização em gravações de pedras pré-históricas, conhecidas como monólitos, ainda nas primeiras civilizações letradas.
Suas origens a apontam, portanto, como uma das primeiras linguagens de escrita reconhecida. Ela é entendida, a partir dos seus diversos propósitos ou estilos adotados, pela finalidade de transmitir conhecimento, além de preservar a memória e a história de um povo, de uma maneira lúdica.
Os poemas podem assumir diferentes formas e gêneros, de acordo com a sua intenção. Os textos épicos, por exemplo, geralmente retratam episódios de caráter histórico, caracterizados por narrativas longas e detalhadas, sendo Odisseia de Homero (800 – 675 a.C) um dos mais famosos. Por outro lado, há os litúrgicos, como hinos e salmos, que são mais breves e espontâneos. Também são conhecidos os textos trágicos e líricos, mais reativos sobre sentimentos.

A produção poética no Brasil
Os primeiros registros de manifestação poética no País remetem ainda ao começo do período colonial, no século XVI, sobretudo por membros da Companhia de Jesus. Ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de jesuítas, ela teve na figura do jovem padre José de Anchieta um dos seus representantes mais reverenciados. Segundo a tradição, o jovem jesuíta escreveu 4.072 poemas clássicos.
A consequente emancipação territorial e intelectual do Brasil fez aflorar a produção poética nacional, dando vazão às potencialidades de pensamento, expressão artística e de linguagem dos escritores.
O desenvolvimento cultural do País e a versatilidade estilística dos seus intelectuais permitiu que a poesia brasileira passasse por diversas escolas, abordando estéticas que transitavam entre a existencial, a social e a lírica.
Em suas variadas fases e gêneros percorridas ao longo dos séculos, a produção poética consolidou nomes de destaque como Gregório de Matos, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, dentre tantos outros. Nomes que, por meio de suas estéticas particulares, ajudaram a construir a identidade cultural e de linguagem da cultura nacional.

As expressões poéticas regionais
Pelas dimensões continentais do Brasil e sua natural efervescência cultural e de manifestações artísticas, a poesia também tem os seus regionalismos peculiares. E um dos gêneros poéticos regionais mais populares do País é a literatura de cordel.
Oficializada em 2018 como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, esta manifestação se popularizou nas regiões Norte e Nordeste, no século XVIII, mas tem as suas origens em Portugal. Ali, os trovadores medievais, dos séculos XII e XIII, cantavam histórias por meio de poemas para a população analfabeta, no que é basicamente o conceito deste gênero.
Na literatura de cordel, a linguagem escrita dialoga com a música e a ilustração, influenciada também pelas tradições orais de outras matrizes culturais de formação da identidade brasileira, como a indígena, africana, europeia e árabe. Toda esta integração ajudou a construir uma memória social coletiva de pertencimento de um povo.
O gradual desenvolvimento político, cultural e social, aliado às novas dinâmicas de comunicação fez com que o gênero se adequasse às realidades contemporâneas e dialogasse com outras manifestações artísticas, como cinema teatro e internet. Ele não perdeu, porém, o seu valor estético, libertário e original.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Conheça x filmes infantis que estimulam a criatividade e o estudo