A cultura e a política sempre fizeram parte da nossa sociedade. Porém, atualmente, é praticamente impossível fazer uma distinção entre ambos. Por isso, confira como política e cultura estão relacionadas nos dias de hoje.
A relação histórica entre política e cultura
Estes temas não estão relacionados apenas atualmente. O maior exemplo, e mais famoso, são as músicas na época da ditadura, que refletiam a indignação do povo brasileiro com um sistema de governo autoritário.
Mas, nos dias de hoje, parece que houve uma mudança na relação. A cultura não apenas reflete o cenário político, mas também ajuda a construí-lo.
Um exemplo é a força da Internet. As redes sociais são parte da cultura moderna e sua presença na construção de um cenário político é enorme. Ela levou a volume de debates a patamares muito mais altos, o que na superfície pode parecer ruim, mas por baixo é algo positivo.
Na época das eleições, o Facebook era um “campo de guerra”, com ambos os lados discutindo e exaltando os méritos dos seus candidatos. Este debate trouxe uma aproximação maior da cultura e da política, fazendo com que este fizesse mais parte da conversa do que praticamente nunca. No final das contas, isso acaba sendo sempre positivo.
A cultura como ferramenta política
Por outro lado, a cultura também acaba se tornando uma ferramenta política. A campanha dos candidatos e a discussão entre os eleitores acabam girando em torno de temas culturalmente importantes, mas que não necessariamente tem um peso político significativo.
Por exemplo, o Governo não tem, ou não deveria ter, absolutamente nenhuma interferência na forma como as pessoas se relacionam. Seu objetivo é garantir segurança, saúde e controlar a economia. Ele não deveria influenciar como duas pessoas se vêem ou como se relacionam consensualmente. Então, por que estes temas são tão discutidos no cenário político? Porque são culturalmente relevantes.
É uma relação interessante que não acontece apenas no Brasil. Quantas eleições o público vota em determinado candidato porque ele se comporta, age ou pensa como ele? É por isso que Trump, Bolsonaro e diversas outros candidatos ganharam eleições recentes. O motivo para votar é mais cultural do que necessariamente político, atualmente.
Os candidatos são extremamente inteligentes. Eles sabem que as eleições são um grande concurso de popularidade, por isso, se alinhar com a cultura dos eleitores é a melhor forma de ganhar. Por isso, é cada vez mais comum observar os candidatos que têm uma clara posição, não somente política, mas também cultural.
Cultura e política são praticamente uma coisa só
Por isso, é impossível separar a cultura e a política, no mundo atual. Um invade o outro, não importa onde estejam. Conceitos humanitários e que, em tese, não deveriam ter nenhum impacto político, se tornaram ferramentas e alguns dos temas mais debatidos por parte de candidatos e eleitores.
Existem também as relações mais simples, como a cultura sendo usada como uma política pública para trazer mais qualidade de vida à população. Esta, sem dúvida, é uma das interseções mais interessantes entre estes dois complexos conceitos, que acaba sendo muito positiva para todos os envolvidos.
Política e cultura são dois temas presentes na humanidade desde o nosso nascimento. Agora, eles estão mais intrínsecos do que nunca, ao ponto que é praticamente impossível separá-los.
O que você acha? Deixe o seu comentário abaixo sobre o que você acha da relação entre política e cultura!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
Expressão cultura: saiba como ela se manifesta na nossa sociedade