Por muitas décadas, os discos de vinil foram o grande sucesso da indústria da música. Hoje, apesar de terem se tornado ultrapassados, ainda são guardados por muitos colecionadores e amantes do mundo musical, sendo objetos raros e de grande valor sentimental.
No entanto, para que fiquem bem conservados, alguns cuidados especiais são necessários. Por isso, se você possui muitos discos de música, confira nossas dicas e saiba como conservá-los por mais tempo.
Cuidados ao manusear o disco
É importante evitar encostar diretamente na superfície do vinil, pegando sempre nas bordas ou no selo que fica no centro do disco. Isso porque a oleosidade e a sujeira dos nossos dedos podem afetar as ranhuras e facilitar o acúmulo de poeira no LP, prejudicando a qualidade do som. E sem contar que você ainda pode acabar arranhando o objeto com as suas unhas.
Outro costume comum, na hora de manusear o disco, é o de fazer uma limpeza rápida do LP na própria camiseta. No entanto, essa prática também pode danificar o objeto, devendo ser evitada.
Recursos para uma limpeza adequada
Um dos maiores adversários dos discos de vinil é a poeira, que se acumula facilmente no objeto e pode fazer com que o disco não toque mais.
Para evitar o problema, é interessante armazenar os LPs em sacos plásticos, antes de colocá-los dentro da capa. Caso você queira proteger bem o material, vale ainda pôr uma embalagem plástica em volta da própria capa, visto que, por ser de papelão, se desgasta facilmente.
Para limpar os discos no dia a dia, use pincéis de maquiagem ou paninhos de microfibra, que não soltam fiapos e são bem macios.
Se o disco estiver muito sujo, é possível adquirir alguns produtos específicos para limpeza de vinis, como escovas, que podem ser encontradas na internet ou em feiras especializadas.
No entanto, se você preferir uma opção mais econômica, a mistura de água com detergente neutro também costuma funcionar bem, quando aplicada com uma esponja macia.
Depois, é só deixar o disco secando naturalmente, em pé, em algum ambiente ao ar livre, mas sem sol. Na hora de guardar, lembre-se de colocar o LP em um plástico novo, já que o antigo pode ter ficado com resíduos de sujeira.
Armazenamento dos discos
A forma certa de armazenar os discos de vinil é verticalmente, ou seja, “em pé”, um do lado do outro. Muitas pessoas acabam “empilhando” os LPs, sem saber que a prática pode deformar e até mesmo quebrar os materiais com o tempo.
Também é importante garantir que esse local de armazenamento fique longe do contato direto da luz do sol ou de outras fontes de calor, como equipamentos elétricos. Por ser um material plástico, o vinil pode acabar se deformando com esses fatores.
Evite, ainda, a umidade, pois ela colabora com a proliferação de fungos, capazes de comprometer o desempenho musical do disco e facilitar a quebra do material.
Agora que você já sabe como cuidar dos seus discos, é só colocar as nossas dicas em prática e continuar ouvindo seus LPs por muito tempo!