Projetos culturais: entenda como funciona a sua elaboração

Um projeto é um recurso estratégico aplicado para fins específicos. É utilizado em diversos setores e varia conforme a sua complexidade e o seu tempo de duração. Além disso, pode ter propósitos muito diversificados, por isso cada projeto apresenta as suas próprias especificidades de acordo com a sua natureza prática.

Os projetos culturais, por exemplo, costumam girar em torno das linguagens artísticas: música, teatro, dança, artes visuais, entre outras.

A maior parte das iniciativas que envolvem os projetos culturais não tem por objetivo o retorno financeiro e, por isso, essa é uma das principais características desse tipo de projeto.

Como os projetos culturais são elaborados?

Não existe um modelo padrão de estrutura para os projetos culturais, assim, a quantidade de etapas que compõe cada um depende dos serviços, produtos e ações oferecidas.

Entretanto, é possível elencar uma estrutura básica que está presente em quase todos: elaboração, execução, prestação de contas e encerramento.

Essas etapas integram o escopo, que deverá responder às seguintes questões:

  • Quais serão as atividades desenvolvidas;
  • Como serão executadas;
  • Quanto custará;
  • Quem serão as pessoas beneficiadas;
  • Quem serão as pessoas envolvidas na execução do projeto;
  • Quando será realizada cada atividade e qual a duração do projeto.
  • Elaboração

    Os projetos culturais, ainda que não possuam fins lucrativos, também seguem a lei da oferta e da procura, por isso, surgem com o objetivo de desenvolver produtos culturais para atender às demandas de determinados grupos e áreas geográficas.

    Assim, parte da elaboração de um projeto cultural é realizar pesquisas e fazer análises para assegurar que há público para as suas iniciativas.

    Nessa etapa, as duas principais tarefas envolvem a conceituação das ideias centrais e o planejamento para definir quais recursos serão necessários. Além disso, com base em uma interpretação mais madura das informações levantadas pode ser necessário realizar reajustes e alterar um ou mais aspectos do escopo inicial.

    Execução

    É a fase de operacionalização do projeto. Depois que todos os detalhes foram teoricamente definidos, inicia-se a etapa de implementação.

    Durante a execução as metodologias definidas na etapa de planejamento são postas à prova, as atividades se iniciam e pode ser necessária a realização de novos ajustes que se apresentarem indispensáveis.

    Prestação de contas

    Essa etapa busca, parcialmente, comprovar se os serviços, ações e produtos oferecidos atenderam, de fato, aos objetivos fixados inicialmente.

    Além disso, os gastos e despesas previstos são quitados com os recursos financeiros levantados e calculados no escopo inicial.

    Encerramento

    O encerramento é a última etapa do ciclo de vida de um projeto cultural, nele são realizadas avaliações gerais sobre a execução do planejamento e os objetivos atingidos.

    Relatórios são gerados para sistematizar e compartilhar os resultados contabilizados. A principal pergunta que deve ser respondida é: houve êxito nas ações desenvolvidas?

    Nem sempre essa etapa corresponde ao fim do projeto. O mais comum é que represente o fechamento de um determinado período de tempo. Além disso, o ciclo pode se reiniciar com a revisão dos conceitos, estratégias adotadas, elaboração e execução.

    As pessoas envolvidas na gestão do projeto estão sempre monitorando todas as etapas para garantir que as práticas atendam aos objetivos definidos e que os recursos utilizados não ultrapassem os limites previstos no orçamento.