Projetos Sociais: Entenda como eles surgem

O progresso e o desenvolvimento de um país têm duas faces para a população: a melhora da qualidade de vida ou o esquecimento do governo. Promover um crescimento em que todos participem dele é um desejo contínuo como um cidadão. Diante deste retrato em que os grupos mais carentes ou fragilizados, por algum acontecimento factual, necessitam de atenção é que surgem os projetos sociais. Eles são a oportunidade de inserção na sociedade e no mundo, de atenção e cuidado, de novas perspectivas e oportunidades de futuro.

Os projetos sociais surgem para cuidar

Para compreender como os projetos sociais surgem, é preciso lembrar o conceito de responsabilidade social. Ele surge com o reconhecimento e o respeito ao outro, promovendo ações com ética e transparência para promover o desenvolvimento sustentável de toda uma comunidade. Sem deixar de preservar os recursos ambientais e culturais para as próximas gerações. Desta forma, se respeita a diversidade do povo e ajuda a diminuir as desigualdades sociais.

Os projetos sociais buscam assistir aquele grupo da população através de ações filantrópicas. O interesse não é só atender as suas necessidades imediatas, como saúde, habitação e alimentação, mas promover novas oportunidades para cada um. O movimento é de tirar estas pessoas de uma situação de vulnerabilidade e contribuir para o seu presente e futuro. Desta forma, caminhos são apresentados para ensinar, contribuir e promover o cuidado.

Os projetos sociais surgem para dar oportunidades

Os projetos sociais podem ter várias caras e trabalhar por diferentes instrumentos, sejam eles a música, o teatro, o artesanato, formação em cursos ou muitos outros. Todos eles convergem no ensino, na prática, no desenvolvimento pessoal e profissional. É o que ocorre com nosso projeto ao promover a cultura através da música, das orquestras, do aprendizado de instrumentos e da concepção de um coral. Os projetos sociais surgem para promover o bem.

O nosso projeto tem o objetivo de proporcionar a inclusão e a integração social de crianças e adolescentes através de ações de arte e de cultura. Estas pessoas precisam de apoio, não somente diretamente para elas, mas para as suas famílias. O estado de vulnerabilidade fragiliza o ser humano e tira as perspectivas de futuro e autonomia. O que se quer é promover o desenvolvimento de um ambiente familiar que seja comunitário e protetor.

Os projetos sociais surgem para prover futuro

Por ter este caráter de preocupação e auxílio àqueles que estão marginalizados ou escondidos da sociedade, os projetos sociais conquistam o seu espaço. Eles chegam até pontos em que as políticas dos governos não entram. Deste modo, não têm que ser olhados como peça de alienação ou ativismos infundados, mas integrados como forma de planejamento estratégico de um país.

Quando se dá a oportunidade de integrar o jovem de menor classe social, por exemplo, na música, ele aprende sobre musicalização, harmonia, instrumentos, além de encontrar e desenvolver seu talento. O resultado de tudo isso é poder levar estes jovens ao mercado de trabalho, a ser peça integrante na conquista por este desenvolvimento. Os projetos sociais surgem para cuidar da população que precisa de cuidado, para promover futuro a quem não teria.