Incluir as pessoas com deficiência no ambiente escolar é essencial para que estes desenvolvam melhor suas habilidades intelectuais, sociais e até mesmo sua autoestima. No entanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil devido a diversos fatores relacionados a este ambiente. Veja neste artigo quais são os principais desafios da inclusão das pessoas com deficiência na escola.
Desafios no ambiente
Alguns dos principais desafios que as pessoas com deficiência enfrentam nas escolas é a falta de estrutura dentro das salas de aula e em outros espaços de convívio. Os cadeirantes, por exemplo, precisam de rampas de acesso para conseguirem se locomover com maior liberdade. Já as pessoas com deficiência visual também têm maior qualidade de vida quando há sinalizadores no piso ou efeitos sonoros dependendo do caso. É importante avaliar cada caso e entender quais são as necessidades dos estudantes para que a escola possa se adaptar a eles, e não o contrário. Quanto mais a escola estiver apta a prestar atenção nisso, mais as pessoas com deficiência terão qualidade de vida no ambiente e se sentirão de fato incluídas.
Desafios sociais
Outro desafio nas escolas é encontrar profissionais habilitados para lidar com as especificidades das pessoas com deficiência. Nem sempre os professores e outros funcionários da escola têm a formação adequada para entender e proporcionar um processo educativo que seja compatível com as necessidades e as dificuldades destes estudantes.
Por isso, é importante que estes profissionais sempre participem de formações e cursos para que possam entender as diferentes metodologias de ensino que devem ser aplicadas para cada caso. É essencial que os professores estejam preparados e tenham os materiais necessários para o ensino de língua de sinais, braile e outras técnicas que podem ser aplicadas para as pessoas que possuem alguma deficiência intelectual ou mental.
Além disso, os profissionais também precisam estar atentos aos estudantes e observarem aquilo que funciona melhor e o que os faz se sentirem mais acolhidos no ambiente.
A empatia dos colegas
Para que as pessoas com deficiência se sintam realmente incluídas no espaço também é importante que haja a empatia dos colegas de classe. Para isso, é importante que haja atividades em sala de aula para que todos os estudantes possam vivenciar algumas das dificuldades e desafios que as pessoas com deficiência enfrentam na sociedade. Ser uma escola inclusiva significa proporcionar espaço em que todos os estudantes participem juntos, independente se possuem ou não alguma deficiência física, mental ou intelectual.
Assim, as pessoas com deficiência têm muito mais chances de desenvolverem sua autoestima, participarem qualitativamente da vida em sociedade e do mercado de trabalho. É importante lembrar que não é o aluno com deficiência que precisa se adaptar ao ambiente, mas todos em sua volta devem se esforçar para garantir a dignidade e os recursos necessários para que estes se sintam bem e possam desenvolver melhor suas habilidades cognitivas e sociais.
Para que a escola seja inclusiva não é necessário muito esforço, mas sim dedicação e atenção para as necessidades de cada aluno, tenha ele alguma deficiência ou não.