Quais são os principais indicadores sociais e econômicos da nossa sociedade?

As sociedades humanas são complexas, baseadas em relações sociais e econômicas. Para gerir melhor a administração pública e enxergar os problemas humanos de forma mais precisa e verossímil, estudiosos e políticos desenvolveram alguns indicadores a fim de olhar para a sociedade de maneira mais sistematizada.

Neste texto você irá conhecer quais são os principais indicadores sociais e econômicos de nossa sociedade. Confira!

Produto Interno Bruto

Em uma sociedade capitalista, o indicador de maior importância tanto para gestores públicos como privados é o Produto Interno Bruto (PIB). O PIB representa a soma de toda a riqueza gerada por um país em determinado período. Essa riqueza é mensurada através da soma dos salários, lucros, rendimentos e dividendos de todos os negócios realizados na nação e ajuda a medir a capacidade de um país de gerar renda. Em 2017, o PIB do Brasil girou em torno de 2 trilhões de dólares.

PIB per capita

É neste indicador que o montante econômico é comparado com a qualidade de vida da população. O PIB per capita é a divisão do Produto Interno Bruto pela quantidade de pessoas do país. Embora este indicador não leve em conta a desigualdade social dos países, ele é um bom termômetro sobre a qualidade de vida das pessoas. O PIB per capita brasileiro (2017) é de cerca de 10 mil dólares.

Índice de Desenvolvimento Humano

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador mundial que mensura a qualidade de vida das pessoas considerando aspectos econômicos, sociais, estudantis, trabalhistas e educacionais e de saúde da população. Seu valor varia de 0 a 1. Atualmente, o IDH do Brasil é de 0,699 – 79º do mundo. Ou seja, ainda há muito o que melhorar na vida de nosso povo.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

O IDEB é um indicador brasileiro calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). A educação é considerada o melhor investimento a longo prazo para qualquer país e, por isso, o Brasil busca acompanhar o desenvolvimento da educação básica sistematicamente. País desigual, apresenta IDEBs muito diferentes em distintas regiões do território brasileiro.

Expectativa de vida

A expectativa de vida é um cálculo estimado de quanto, em média, deve viver a população de um país. Este indicador de longevidade é importante pois ajuda a mensurar a qualidade de vida das pessoas, mas também é relevante pois é considerado no cálculo previdenciário tanto na aposentadoria pública, como nos fundos de previdência privada.

Índice de Mortalidade Infantil

O índice de mortalidade infantil calcula quantas crianças morrem a cada 100 mil pessoas. Atualmente, o Brasil tem 146,6 óbitos a cada 100 mil nascidos. É um índice que melhora, mas ainda está longe do ideal. Este indicador ajuda o Estado a avaliar políticas públicas de natalidade, saneamento básico, assistência social, entre outros.

Inflação

A inflação é a média ponderada da variação do preço dos produtos em um mercado. O IBGE considera uma cesta de produtos comuns na mesa da maioria dos brasileiros para fazer o cálculo da inflação (arroz, feijão, gás, energia elétrica, gasolina, etc). Inflação alta é sinal de economia desregulada, porém, uma inflação muito baixa é indício de uma economia fraca, em encolhimento. Por isso, a meta da inflação costuma girar em torno dos 3% ao ano. Os índices mais importantes de cálculo de inflação no Brasil são IPCA e IGP-M.