Você sabe o que são indicadores sociais e para que eles servem? A fim de enxergar os problemas de nossa sociedade de forma mais clara e sistemática, entidades públicas e privadas desenvolveram uma série de índices que ajudam a ilustrar a situação econômica, humana e social de nossas sociedades. Neste texto, você saberá mais sobre a importância da utilização dos indicadores sociais. Confira!
O que são indicadores sociais?
Os indicadores sociais são índices que tentam traduzir em números e em valores concretos as situações reais que a população vive diariamente. Por exemplo: quantos anos vivem as pessoas? Quantas crianças e mães morrem durante o parto? Quantas pessoas estão desempregadas? Quanto as pessoas recebem de salário mensal? Qual é a qualidade da habitação, da educação, da cultura e dos serviços públicos? Quanto uma família gasta por mês com comida?
Para responder a estas e muitas outras perguntas que estão diretamente relacionadas ao dia a dia das pessoas do Brasil e do mundo, instituições de estatística desenvolveram fórmulas, cálculos e indicadores que ajudam a dar um panorama mais preciso da situação destas populações.
Na prática, é um esforço de simplificar a vida real em números para que os problemas possam ser debatidos e resolvidos.
Políticas públicas
A principal função dos indicadores sociais é fornecer informações para que órgãos de gestão pública possam estabelecer diretrizes e ações políticas a fim de melhorar a vida das pessoas.
Embora nem todo Estado seja eficiente em promover políticas públicas de qualidade que diminuam a desigualdade social e produzam efeitos positivos no cotidiano da população, os indicadores sociais sempre estão sobre a mesa de prefeitos, governadores, ministros e presidentes para pensar a gestão estatal.
Dinheiro e qualidade de vida
Geralmente, indicadores econômicos e indicadores sociais estão relacionados diretamente. Isso quer dizer que oferecer melhores condições financeiras à população geralmente também melhora a vida dessas pessoas no aspecto humano e social. Por isso, é comum que os principais indicadores discutidos nas políticas públicas está relacionado a geração de renda, emprego, salário e inflação.
Entretanto, isso não significa que os indicadores humanos fiquem de lado. É preciso mensurar também como a melhoria financeira está impactando a vida das pessoas sob um ponto de vista mais amplo: se estão vivendo mais e com mais saúde, se estão tendo acesso à cultura, a uma boa alimentação e educação de qualidade, se estão morando melhor, com acesso à rua asfaltada, esgoto, energia elétrica e direitos trabalhistas, etc. Por isso, indicadores como IDH, Ideb, taxa de letramento e outros são igualmente importantes para a gestão pública.
Indicadores e realidade
Os indicadores sociais também podem servir para dar conhecimento ao povo de sua própria condição. Por mais que nem todas as pessoas compreendam exatamente o que significam os índices divulgados pela imprensa, entender os indicadores mostram aos cidadãos como o dinheiro de seus impostos é aplicado e em que pé anda a eficiência dos serviços públicos e do Governo.
Por isso, estar a par dos indicadores sociais ajuda um povo a se libertar da miséria, cobrar seus representantes e alcançar uma vida melhor.