Quarentena: um ótimo momento para aprender a tocar um instrumento

Com a quarentena causada pela Covid-19, muitas pessoas estão procurando a melhor forma de usar o tempo livre. Investir em atividades, cursos e projetos que você sempre quis, mas nunca teve tempo, pode ser uma boa opção. Ainda melhor se for para aprender algo novo, como um instrumento musical.

Ficou interessado? Então, continue lendo e veja como aproveitar este momento para aprender a tocar um instrumento!

Como escolher o instrumento?

O primeiro passo nessa jornada é escolher o instrumento que você quer aprender. São tantas opções que, muitas vezes, não sabemos o que levar em consideração. Por isso, o mais importante é escolher aquele que mais combina com seu gosto musical.

Se suas músicas preferidas são do pop ou do rock, guitarra, bateria, baixo ou violão podem ser boas opções. Prefere um samba? Cavaquinho e pandeiro são instrumentos que podem se encaixar no seu estilo.

Se gosta de algo mais tradicional, como uma orquestra, pode investir em uma série de instrumentos, como violino, violoncelo, trompetes, tubas entre muitos outros.

A verdade é que não existem instrumentos mais fáceis ou mais difíceis, já que cada um tem seus prós e contras. Na hora de fazer a sua escolha, opte por aquele que tem vontade de aprender. Isso também vale para as crianças! Para incentivá-las na música, deixe que elas escolham seu instrumento preferido.

Por onde começar?

Aprender a tocar um instrumento é como aprender uma matéria escolar ou um novo idioma. O método mais tradicional é com a ajuda de um professor, que te encontrará algumas vezes por semana e passará lições.

No entanto, com o isolamento social, este tipo de aula não pode acontecer presencialmente. Mas não tem problema! Com a internet, existem diversas outras possibilidades eficientes de aprendizado.

Há uma infinidade de cursos on-line, pagos e gratuitos, que disponibilizam aulas gravadas ou até mesmo transmissões ao vivo nas quais é possível interagir com o professor. Isso sem contar os vídeos em plataformas como o YouTube.

Mais importante do que o método escolhido, é a dedicação e a persistência. Por isso, este momento pode ser tão bom para o aprendizado, já que tempo livre é o que não falta. Tente separar pelo menos meia hora todos os dias para praticar. Quanto mais, melhor.

As primeiras semanas podem ser difíceis, mas, se você se mantiver firme e dedicado, logo conseguirá tocar suas músicas favoritas. Não desista!

Benefícios de aprender a tocar um instrumento

Além de ser uma atividade divertida e que pode ajudar a superar o tédio nos dias de quarentena, aprender a tocar um instrumento traz diversos benefícios, como:

– Prevenção do estresse: Assim como outras artes, a música pode ajudar a relaxar e auxiliar na produção de serotonina, um neurotransmissor que estimula o bem-estar;

– Melhora da memória: Vários estudos já comprovaram que tocar um instrumento melhora as capacidades cognitivas, como raciocínio e, principalmente, memória;

– Aumento da coordenação motora: Para tocar um instrumento, é preciso coordenar olhos, mãos, dedos, braços etc. Por isso, a prática ajuda a aprimorar a coordenação motora e as habilidades rítmicas;

– Estímulo à concentração: Também é necessário concentração para tocar um instrumento. Tempo, afinação, ritmo, tom… esses e outros elementos precisam de atenção para que a música aconteça.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e estimule seus amigos a também usarem o tempo de quarentena para aprender uma nova habilidade.