Ir para o conteúdo
Menu fechado

De que forma os artistas podem utilizar as redes sociais a favor do seu trabalho?

Não é novidade para ninguém, que a arte traz mais prazer e alívio. Porém, para muitos artistas, ela é mais que uma expressão: é uma profissão. É por isso que há diferentes formas de usarem as redes sociais a favor do seu trabalho.
É comum encontrarmos histórias de pessoas sonhadoras que querem ser artistas com amplo reconhecimento. Embora o talento e a entrega ao trabalho digam muito, saber se divulgar também. As redes sociais podem ser grandes aliadas nesse momento.
Confira diferentes formas de uso a favor de seu trabalho!

1 – Ganhar visibilidade

No Brasil, há muitos artistas talentosíssimos, mas que não são conhecidos pelo público. É nesse momento que entram as redes sociais para darem mais visibilidade e exposição a esses trabalhos.
Quer um exemplo? Já pensou se uma orquestra sinfônica cria um canal no YouTube para mostrar um pouco do seu trabalho? De quebra, pode criar um blog para contar mais sobre a sua rotina.

2 – Interagir com o público

Além de ter mais visibilidade com seu trabalho, todos os artistas precisam desenvolver uma relação com o público. Todas essas interações podem gerar trocas que são valiosas para ambas as partes.
Acontece que nem sempre essa troca pode ser feita presencialmente ou no dia de um espetáculo e exposição. Não seria interessante se o seu público pudesse te dar um feedback? Se esse público pudesse expressar como se sentiu com a sua arte?

3 – Entenda mais de marketing digital

Artistas que descobrem o potencial do marketing digital estão muitos passos à frente dos demais. Naturalmente, quanto maior o seu potencial de marketing, maior será o número de seguidores que vai adquirir. Por isso, é muito importante entender que não basta estar nas redes sociais. É preciso saber o que postar nelas, quando postar, qual o melhor conteúdo para cada uma delas e como otimizar as suas buscas no Google.
Um dos aliados ao marketing digital é o marketing de conteúdo. Basicamente, é a produção de conteúdos interessantes que podem atrair público. Já pensou na possibilidade de criar materiais que contextualizem o seu público?

4 – Aproveite o que cada rede social tem a oferecer

Na hora de produzir conteúdo e gerar engajamento, os artistas precisam saber como usar cada uma das redes sociais. Sendo assim, cada uma tem um papel definido.

Facebook: Uma página no Facebook pode ser usada para divulgar os materiais do seu canal no YouTube, do seu blog e datas de seus espetáculos. Faça em média 3 postagens ao dia. O horário do almoço costuma ser o mais visualizado.
Instagram: Explore imagens e tenha um contato amplo com seus seguidores. O horário das 15h costuma ser aquele que mais bomba. Faça uma postagem por dia e não economize nos stories!
Twitter: Tenha contato direto com o seu público. É uma rede social favorável para opinar e interagir de forma direta a qualquer horário do dia.
Blog: Que tal produzir conteúdo que chamem a atenção das pessoas? Explore a sua rotina, a sua arte, um pouco de história e conhecimentos relevantes.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

X filmes sobre a importância da educação musical que você precisa conhecer