Ir para o conteúdo
Menu fechado

O poder das redes sociais no processo de influência na sociedade

A atualidade está marcada pelo desenvolvimento da tecnologia e pela convergência midiática, que engloba uma série de meios de comunicação em um único lugar, a fim de se adaptar à internet e a essa modernidade que, cada vez mais, tem ganhado espaço sob o olhar público.

Não diferentemente disso, as redes sociais também se estabilizaram como um local promissor para essas pessoas, que, com frequência, têm encontrado nesse ambiente um espaço para a socialização, para o debate de ideias e para expressar sua identidade através de perfis controlados para mostrarem o que querem, como querem e quando querem.

Dessa maneira, esse lugar de sociabilidade ganhou uma conotação que vai além do espaço virtual, mostrando que, ademais de ser uma ferramenta de comunicação e informação, é capaz de gerar uma série de influencias sobre os indivíduos, causando impactos surpreendentes no comportamento de cada um e, acima de tudo, na sociedade como um todo.

Reconfiguração da sociedade

Com a chegada do meio virtual, o que antes era segmentado ganhou novos ares. Agora, todos vivem em uma cultura híbrida e universal, tendo contanto com características de diferentes partes do mundo, misturando desde a brasilidade das terras tupiniquins a, por exemplo, a musicalidade de uma orquestra clássica árabe.

Essa aquisição de conhecimento foi extremamente enriquecedora para quebrar fronteiras e expandir horizontes. No entanto, é inegável que outros aspectos apareceram, como a redefinição de tempo e espaço, e a anomia, um sentimento de vazio constante que tem sido incidente nos sujeitos.

É esse sentimento que precisa ser analisado. De acordo com Raquel Recuero, em seu livro Redes Sociais na Internet, uma rede social é sempre um conjunto de atores e suas relações. Sendo assim, quais pessoas estão atuando como influenciadoras para esses seres cada vez mais vazios? É o que vamos descobrir.

O papel do artista

Na modernidade, uma cultura do espetáculo se implantou e as formas de entretenimento mudaram, especialmente com o aparecimento das redes sociais. O espetáculo se materializa não apenas nas grandes televisões, mas, agora, cresce nos textos, nas ações, nos comportamentos e, especialmente, no consumo.

Para Guy Debord, escritor francês responsável por essa teoria, a sociedade está organizada para produzir e consumir imagens. Imagens essas que cada um pode criar na internet, da maneira que quer e como quer, seja você famoso ou um anônimo.

O maior exemplo disso está nos artistas, especialmente os que se tornaram celebridades. Com a mídia, eles se transformaram na representação dos sonhos e vontades que um indivíduo possui, refletindo seus desejos de viver aquele lifestyle.

Segundo o sociólogo espanhol Manuel Castells, esses personagens estariam presentes nas fantasias pessoais de cada um, em especial pela imagem que vendem. E, ao consumir a vida dos artistas pelas redes, essa influência se expande ainda mais, uma vez que os famosos encontram ali um status mitificado de ícones, de superstars.

Psicologicamente, isso pode ser um tanto quanto controverso quando pensado nos resultados que podem surgir por espelhar-se em uma vida exposta nas redes sociais. Muitas vezes, o que é demonstrado em posts e fotografias não são reais. Ainda assim, não se pode negar o poder que essas ferramentas possuem para influenciar alguém, não apenas negativamente, mas também de maneira positiva.

As redes ainda são uma janela para inúmeros talentos que precisam de visibilidade; ainda podem, como dito no início, trazer uma mescla de culturas enriquecedora e, com isso, mudar a percepção de mundo que muitos possuem.

Contudo, deve-se separar o que é arte e o que é a vida particular de quem apresenta esses conteúdos. Consumir a música de um artista pode ser extremamente valioso, deixar-se influenciar pelo que usa e pelo seu estilo de vida pode ser uma combinação que merece cautela.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Quais os estilos musicais mais recomendados para os bebês?