Saiba como a música está unindo as pessoas nos dias atuais

A função da arte é estudada desde Platão e Aristóteles até os dias atuais. Compreender todos os lugares em que ela entra e todos os poderes que tem pode ser muito mais difícil do que imaginamos. Mas, para algumas coisas não precisamos ficar teorizando, devemos apenas sentir.

Uma das expressões mais fortes e presentes da arte na nossa vida é a música. O seu poder de fazer sorrir, fazer dançar, fazer chorar e unir as pessoas é impressionante. Porém, entender de que modo à música age dentro do nosso organismo e da nossa alma é muito interessante para deixarmos ela nos ajudar.

Ouvir uma canção que te lembra de alguém que já fez parte da sua vida pode ser melancólico, mas pode ser também nostálgico de uma maneira positiva. As músicas, as composições, os tons e as melodias podem evocar sensações distintas de acordo com cada pessoa. Mas perceber e assumir que essa forma de arte é importante para todos nós é uma capacidade de todos.

De sessões de musicoterapia até a música como inclusão e integração social são exemplos de como a música pode mudar a vida das pessoas. Da mesma maneira que ela pode tornar as pessoas individualmente melhores, ela tem a capacidade de unir e construir relações entre todos nós.

Como a música uniu as pessoas antigamente e como ela está nos unindo nos dias atuais?

Há muito tempo a música era usada em simpósios, reuniões, sepultamentos e também como acompanhamento de narrativas e poemas. Essas manifestações eram importantes para tornar a sociedade mais integral e menos fragmentada. Logo, seja por meio da união física em um ambiente ou da construção de uma ideia de cultura de uma região.

Caminhando em uma linha de tempo, a música se reinventou em diversos momentos. Alguns instrumentos musicais mudaram e também os estilos musicais mudaram. Mas, com a tecnologia é possível acessar e participar de concertos musicais com composições criadas por Schopenhauer até uma composição atual de Andrea Bocelli.

Essa escala progressiva chega aos dias atuais com a música pop, a música sertaneja, eletrônica e também a música clássica. Algumas são mais velhas que outras, mas todas são responsáveis pela união das pessoas.

Seja por meio de shows de música, de festas sertanejas animadas, de concertos emocionantes, a música conecta as pessoas e os pensamentos. E com a nova etapa enfrentada pelo planeta, o isolamento social, a música segue tendo essa função de conectar todo mundo.

Por meio das lives e shows online, os artistas da música seguem emocionando e colocando as para dançar. Mesmo que a união física esteja proibida nesse momento, a união de sentimentos e compartilhamento de situações ainda é possível. A música possibilita que as pessoas se conectem e curtam juntas o mesmo som e essa é uma das formas de passar por esse difícil momento.

Curtir um som nos dias de hoje é mais fácil do que antigamente. Devemos aproveitar que a tecnologia nos serve todos os artistas e todas as músicas (de todos os lugares possíveis) diretamente na nossa casa.

Além de sermos seres que escutam e compartilham emoções por meio das músicas, podemos ser construtores dessa sensação. Acesse o nosso site, conheça nossa proposta e faça parte da mudança por meio da música!