Com a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), a quarentena tem sido de suma importância para conter a propagação da doença e evitar novos casos de transmissão. Quanto menor for o número de pessoas circulando pelas ruas, maior será o progresso contra o nosso eventual problema, diminuindo, assim, o tempo de isolamento social.
Entretanto, é necessário ressaltar a importância de investir em práticas para suavizar os impactos psicológicos causados pelo isolamento em casa. E nessa questão, utilizar a arte como forma de diversão e entretenimento pode ser um ótimo passatempo.
Quer saber mais? No post de hoje, daremos as melhores dicas para você aproveitar melhor o tempo durante a quarentena.
Arte dentro de casa
De modo geral, os indivíduos naturalmente seguem caminhos artísticos na sociedade para se encaixarem em algum habitat.
Além disso, estudos científicos já feitos e comprovados, revelam que o contato com a arte não só aumenta a conectividade funcional no cérebro, mas também melhora a ativação do córtex visual.
Com isso, da mesma forma em que os exercícios físicos ajudam a manter o corpo saudável, o contato com a arte traz benefícios incríveis para o cérebro. Um deles é o processo criativo para enfrentar o estresse e ansiedade nesse período de quarentena.
O simples fato de pegar um papel e alguns lápis coloridos já libera substâncias químicas altamente benéficas, como é o caso da dopamina.
Como se sabe, a dopamina está relacionada ao desejo de prazer intenso, no desejo e no afeto, que evocam sentimentos agradáveis no cérebro. Esse efeito é poderoso e, além disso, é frequentemente associado ao amor e a felicidade.
Como investir em arte durante a quarentena?
Para ajudá-lo nesse período de isolamento, selecionamos as melhores e mais acessíveis práticas de artes caseiras. Veja, a seguir:
1. Desenhos para colorir
Colorir não é só para criança. Adultos também precisam atiçar a criatividade, e o ato de colorir já promove excelentes benefícios, como:
– Diminuição da ansiedade;
– Aumento da concentração;
– Estabilização do humor.
2. Mosaico colorido com revistas antigas
Essa atividade é simples: basta pegar aquelas velhas revistas empoeiradas em uma caixa, arrancar algumas páginas e cortá-las em pedacinhos de triângulos, configurando o mosaico na imagem que vier a sua cabeça.
Essa atividade melhora a atenção a acelera o processo criativo.
3. Camisa colorida com giz de cera
É isso mesmo. Pegue aquela camisa branca e velha, escondida no guarda roupas e faça um passatempo memorável.
Pegue um papel e escreva uma palavra ou frase e a recorte, colocando em cima da camisa. Pegue o giz de cera e vá picotando, deixando os farelos caírem sobre as letras.
Passe o ferro sobre o giz e sobre as letras, e retire os papéis cortados depois.
4. Tinta e papel
Pode ser uma tela ou simplesmente um papelão abandonado.
Pegue suas cores favoritas ou as cores favoritas dos seus filhos e atice a criatividade, desenhando formas e imagens variadas, ou pode se desafiar a reconstruir o quadro da Monalisa com as suas próprias mãos.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe a importância de trazer a arte para dentro de sua casa neste período de quarentena, acesse o nosso site e conheça outras dicas.