Para os jovens hoje, o futuro em relação às suas vidas profissionais é algo incerto. Uma parte está na fase de procurar um emprego em sua área, pois possui a sua graduação terminada recentemente. Já outros, ainda que empregados, encontram problemas para buscar maior especialização. São parte das dificuldades encontradas pelos jovens no mercado de trabalho atual.
Graças a saturação de muitas áreas de trabalho, as exigências são cada vez maiores, seja em relação à experiência em determinado contexto ou seu nível de especialização nele. Para conseguir o emprego, ou ainda manter o que já possui, os jovens precisam manter a atualização sobre essas exigências para sempre se encaixarem no padrão.
Saiba mais sobre esses aspectos e como influenciam nas dificuldades que os jovens encontram no mercado de trabalho.
Problemas de experiência
Alguns profissionais buscam a graduação e outras formas de capacitação, a fim de garantir posições e salários melhores. O grande problema é quando esses jovens saem de suas faculdades, com diplomas nas mãos, e não encontram oportunidades de trabalho. Um dos motivos que mais preocupa essas pessoas é em relação à falta de experiência, que impede de sequer tentar certas vagas de emprego.
Em muitos anúncios as empresas estabelecem como requisito experiência na área, algumas vezes até estipulam o tempo de experiência exigido. Como um jovem recém formado terá experiência se não consegue o primeiro emprego e não tem a oportunidade de trabalhar em seu campo de atuação? Isso prejudica e faz com que a distância desses profissionais e as empresas fique ainda maior.
Há também uma distância entre as instituições de ensino e os empresários. Uma possível parceria poderia proporcionar facilidade no ingresso desses estudantes em seu primeiro emprego e assim construir a sua carreira.
Dificuldades de buscar especialização
Outra grande dificuldade gira em torno da falta de capacitação, um problema contrário ao anterior. Os profissionais já atuantes no mercado encontram dificuldades para melhorar a sua especialização. Há cargos cada vez mais específicos e estudar é a melhor opção para aumentar o nível de expertise.
Nesse contexto, surgem problemas como a falta de tempo, visto que já trabalham, ou ainda falta de recursos financeiros para crescer profissionalmente. A exigência das empresas contrasta com a sua falta de alternativas para incentivar seu funcionário a evoluir enquanto profissional.
Assim, essa busca por conhecimento fica apenas por conta do funcionário, que por não ver alternativas, pode inclusive correr o risco de perder a sua posição atual. Uma simples graduação nos tempos atuais não tem sido o suficiente para garantir a estabilidade financeira que tantos desejam.
As consequência de todo esse quadro é a grande proporção de jovens fora do mercado de trabalho. São muitos desempregados que possuem qualificação, porém sem experiência. Já outros, não conseguem emprego ou melhorar de cargo pois não encontram condições, financeiras ou não, de melhorar os seus estudos. Infelizmente, na realidade atual, cabe aos jovens manter a capacitação e persistirem na busca por um emprego. O mercado de trabalho é cada vez mais exigente para esses jovens.