A musicalização infantil é um processo que facilita o desenvolvimento de diversas habilidades importantes. Após essa etapa, algumas crianças demonstram facilidade em aprender e desenvolver seu aprendizado musical. Saiba como identificar em seu filho.
Como saber se meu filho tem facilidade em aprender música?
De forma prática, a criança que possui tino para a música, apresenta sinais desde muito nova. Desde a forma como se comunica e reage aos estímulos musicais, até à capacidade motora, tão importante para o manuseio de instrumentos.
O talento musical, ou melhor, a aptidão a desenvolver o aprendizado de música pode ser identificada na primeira infância. Todo ser humano nasce com inclinações naturais para determinadas áreas, o que não significa que não possa haver um treinamento, mas hoje discutiremos sobre a aptidão natural para a música.
Os ambientes de convívio da criança podem influenciar significativamente no aprendizado de música, assim como a educação recebida e as oportunidades que foram proporcionadas. O desenvolvimento musical é um dos casos em que a estimulação é de extrema importância.
Veja três sinais de que seu filho demonstra facilidade em aprender música:
1- Ritmo musical
Se a criança tem o costume de acompanhar a música com movimentos corporais e demonstra boa coordenação em sua execução, esse pode ser um bom sinal de que ela terá facilidade em aprender música.
2- Memória musical
Lembrar a letra da música e saber como cantá-la também é um sinal positivo. Esse quesito mostra a importância do que está sendo exposto à criança. Evite escutar músicas com letras impróprias e procure ser a primeira referência musical de seu filho.
3- Identificação aguçada de sons
Se a criança tem facilidade em reconhecer (e muitas vezes, reproduzir) sons diversos, desde o som de um animal, até mesmo instrumentos musicais, esse é um bom sinal. A acuidade auditiva é uma habilidade imprescindível para um aprendizado e desenvolvimento eficaz.
Como estimular o aprendizado de música?
Como visto, incentivar gradativamente o aprendizado de música, seja em casa, como realizando a matrícula em uma escola ou instituição especializada, é uma forma de desenvolver o conhecimento musical da criança.
Os pais, assim como a criança, devem ser realistas quanto aos resultados do aprendizado, deixando a ansiedade de lado e persistindo na prática frequente. Além de criar um ambiente musical em casa (colocando músicas para tocar), opte por brinquedos educativos que apresentem o universo musical à criança.
Outra dica é conectar músicas a determinados momentos da rotina da criança. Você poderá contar com a ajuda de seu filho para criar uma playlist para o banho, descanso, brincadeira, entre outros. O importante é incorporar a música de forma natural na vida da criança.
Incentive comportamentos frequentes. Por exemplo, se o seu filho gosta de dançar, apresente diversas formas de dança através de vídeos e ajude-o no desenvolvimento e coordenação de movimentos. Lembre-se: aprender música deve ser uma atividade prazerosa.
Conheça os projetos musicais da SABRA (Sociedade Artística Brasileira).
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
Dança: como essa prática influencia no desenvolvimento das crianças?